sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sugestões da população podem virar lei



Os curitibanos podem participar da proposição de leis, por meio de comissão permanente da Câmara Municipal de Curitiba. Instituída em 2004, para aproximar o Legislativo da população, a Comissão de Participação Legislativa recebe e analisa ideias da sociedade civil organizada, por meio de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos. As sugestões são abertas a associações, sindicatos, órgãos de classe, ONGs e clubes de mães, dentre outras entidades.
É vedada a participação de pessoas físicas, entidade não regularmente constituída e órgãos e entidades da administração pública direta e indireta da União, estados, Distrito Federal ou municípios (exceto aqueles com participação paritária da sociedade civil). As sugestões podem ser apresentadas em papel impresso, CD, e-mail ou fax.
Após parecer da Procuradoria Jurídica (Projuris) e de vereador designado para analisar a iniciativa, ela pode ser convertida em proposição legislativa e tramitar na Casa. As sugestões devem visar ao bem da comunidade como um todo, conforme a competência do Legislativo municipal, e não a interesses particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário