sábado, 21 de julho de 2012

A sugestão não é de Ratinho e sim, de Derosso em 2011


PROPOSIÇÃO 401.00066.2011

O Vereador João Claudio Derosso infra-assinado, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:

Requerimento de Encaminhamento de Sugestão ao Executivo

EMENTA

Encaminhe-se ao Executivo Municipal a seguinte sugestão: Implantação do Programa Municipal de Unidades Móveis de Atendimento à Saúde, com a criação do Ônibus Azul para o homem e do Ônibus Rosa para a mulher, no Município de Curitiba.

Sugerimos ao Executivo Municipal estudos para implantação do Programa Municipal de Unidades Móveis de Atendimento à Saúde, com a criação do Ônibus Azul para o homem e o Ônibus Rosa para a mulher, no Município de Curitiba.


Palácio Rio Branco, 04 de agosto de 2011

João Claudio Derosso
Vereador
 

Nossa cidade possui um excelente sistema de saúde pública municipal, que vem através dos anos melhorando e crescendo, resultando em um grande trabalho de promoção da saúde e do bem estar social.
Devido a uma grande equipe de profissionais que fazem o atendimento nas unidades de saúde públicas municipais, a população de nossa cidade passou a ter acesso ao atendimento médico-clínico-hospitalar, com a realização de consulta médica e de exames laboratoriais.
Atualmente, a rede municipal de saúde é formada por 123 Equipamentos de Saúde, sendo que, destas, 47 Unidades Básicas com estratégia do Programa Saúde da Família, 11 Unidades de Saúde Complexas, 7 Centros de Atendimento Psicossocial - CAPS, 8 Centros Municipais de Urgências Médicas - CMUN, 1 Hospital Geral e Maternidade(Centro Médico Comunitário Bairro Novo), 1 Laboratório de Análises Clinicas, contando ainda com 131 equipes de Saúde da família, 1.149 Agentes Comunitários e um corpo de 6.321 servidores.Graças a essa estrutura de atendimento e a excelente administração da saúde pública municipal, a população de nossa cidade, pode desfrutar gratuitamente de novos serviços médicos que visam à ampliação das ações desenvolvidas pela secretaria municipal da saúde. Visando melhorar ainda mais o atendimento realizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, através das Unidades de Saúde Públicas Municipais, a Prefeitura Municipal de Curitiba poderia desenvolver e aplicar em nosso município, uma nova maneira de facilitar o acesso por parte da população aos serviços públicos municipais de saúde com a disponibilização em nossa cidade do Programa Municipal de Unidades Móveis de Atendimento à Saúde que deverão percorrer os bairros da cidade levando informação e atendimento médico para a população.



O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA:

O programa é formado por um veículo automotor tipo ônibus, cujo interior deverá ser transformado para tornar-se um consultório médico móvel, levando atendimento, conhecimento, informações e serviços de saúde para a população, principalmente para a população que reside em locais distantes dos postos de saúde municipais, levando as ações dos programas municipais na área da saúde.
Para que o veículo automotor do tipo ônibus a ser usado no Programa Municipal de Unidades Móveis de Atendimento à Saúde tenha uma melhor visualização e identificação por parte da população, quando estiver estacionado em um bairro, deverá ser pintado na cor Rosa para destacar que é o ônibus para atendimento para as mulheres e o ônibus pintado na cor azul é para o atendimento para os homens.

O ATENDIMENTO PARA OS HOMENS: 

O ônibus pintado na cor Azul visa a facilitar a identificação e o acesso dos homens para o atendimento e consequente consulta médica e exames andrológicos, para a prevenção das principais doenças que atinge a população masculina.
A unidade móvel de atendimento a saúde pintada na cor azul será totalmente adaptada e equipada para funcionar como uma unidade da saúde para atendimento do homem.
Criada para garantir conforto e funcionalidade, a unidade móvel de atendimento a saúde será formada por uma equipe composta unicamente de homens, tendo um motorista, um recepcionista, um auxiliar de enfermagem, dois enfermeiros e um médico urologista.
O interior da unidade móvel de atendimento a saúde será formado por uma sala de recepção, um consultório andrológico, equipado com todos os equipamentos e material clínico para o atendimento e a orientação para a saúde do homem.
Na parte externa do veículo, a unidade móvel de atendimento a saúde irá dispor de um toldo para a realização de palestras para a população e também para reuniões de grupo para a abordagem de assuntos ligados a saúde do homem.
Para o atendimento na unidade móvel de atendimento a saúde, não será necessário agendamento prévio de consulta, bastando apenas o homem procurar a unidade móvel de atendimento a saúde para ser atendido e cujo itinerário deverá ser divulgado através do site oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba e também pelos principais jornais da cidade.
Os homens que procurarem a unidade móvel de atendimento a saúde, receberão orientações de uma equipe de enfermagem que irá orientar os homens sobre a importância das dietas, a prática de atividades físicas, verificação da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames.
Já as consultas urológicas serão enfocadas na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata, teste de sífilis, teste de HIV e também exame de cálculos renais.

O ATENDIMENTO PARA AS MULHERES:

O ônibus pintado na cor rosa visa a facilitar o acesso das mulheres para o atendimento e consequente consulta médica e exames ginecológicos, para a prevenção das principais doenças que atingem a população feminina.
A unidade móvel pintada na cor Rosa será totalmente adaptada e equipada para funcionar como uma unidade de saúde para atendimento da mulher.
Elaborado para garantir conforto e funcionalidade para as mulheres, a unidade móvel de atendimento a saúde, será formada unicamente por uma equipe de mulheres, composta por uma motorista, uma recepcionista, uma auxiliar de enfermagem, duas enfermeiras e uma médica ginecologista.
O interior da unidade móvel de atendimento a saúde, será formado por uma sala de recepção, um consultório ginecológico, equipado com todos os equipamentos e material clínico para o atendimento e a orientação para a saúde das mulheres.
Na parte externa do veículo, a unidade de saúde móvel disporá de um toldo para a realização de palestras para a população e também para reuniões de grupo para a abordagem de assuntos ligados a saúde da mulher.
Para o atendimento na unidade móvel de saúde não será necessário agendamento prévio de consulta, bastando apenas à mulher procurar a unidade móvel de saúde para ser atendida e cujo itinerário deverá ser divulgado através do site oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba e também pelos principais jornais da cidade.
As mulheres que procurarem a unidade móvel de atendimento a saúde, receberão orientações de profissionais da área da saúde sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS) para adultos e adolescentes, exames de mama, exame de coleta de Papanicolau (que é o exame preventivo do câncer de colo uterino), consultas de enfermagem, pedidos e encaminhamentos de exames como mamografia e seguimento com médicos especialistas de hospitais conveniados.
A presente sugestão tem por objetivo a implantação em nossa cidade do Programa Saúde Móvel no Município de Curitiba, com a utilização de ônibus transformado para ser utilizado como uma unidade de saúde móvel, possuindo equipamentos e pessoal treinado e capacitado para atender a saúde da mulher e do homem, melhorando ainda mais o atendimento da população na área da saúde municipal, assim, com certeza, estaremos elevando ainda mais a qualidade de vida da população de nossa cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário