sexta-feira, 20 de julho de 2012

Reconhecidas ações em diferentes segmentos




Empresárias, esportistas, profissionais da saúde, religiosos, ambientalistas e comunicadores. Passam pela Câmara Municipal de Curitiba alguns dos mais tradicionais reconhecimentos da cidade. A Casa entregou, no primeiro semestre deste ano, os prêmios Mulheres Empreendedoras, Cidade de Curitiba, Cultura e Divulgação, Consagração Pública, Mérito Esportivo, Mérito de Saúde, Colunista Dino Almeida, Amigos da História, João Paulo II, Mérito Operário Padrão e Ecologia e Ambientalismo.

O Prêmio Mulheres Empreendedoras reuniu, em março, 17 personalidades femininas, de destaque em diferentes áreas, a partir de proposições dos parlamentares. Realizada no plenário do Legislativo, a sessão solene contou com a participação do Coral da Mama e teve como uma das homenageadas a secretária da Família e do Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. No dia 29 do mesmo mês, para celebrar o aniversário da cidade, ocorreu a entrega do Prêmio Cidade de Curitiba, junto ao Prêmio Cultura e Divulgação. Nos agradecimentos, o ator e humorista Marco Zenni, enalteceu o município e seus moradores: “Não é um povo fechado, como todos falam, e, sim, educado e reservado”. Ele encerrou o pronunciamento falando de “como é bom ser curitibano”.

Em maio, comunicadores e historiadores tiveram o trabalho reconhecido nas edições 2012 dos prêmios Colunista Dino Almeida e Amigos da História, em sessão solene conjunta. O cineasta Guto Pasko fez o discurso de agradecimento em nome dos homenageados. No mesmo mês, foi realizada a cerimônia de entrega do tradicional Prêmio Papa João Paulo II. Instituída em 2005, a honraria é voltada a cidadãos e organizações não governamentais curitibanas que tenham se destacado em atividades de apoio às causas defendidas pelo catolicismo. Um dos contemplados da noite foi o padre Rodinei Carlos Thomazella, diretor do Pequeno Cotolengo paranaense.

Já o Mérito Operário Padrão, entregue anualmente desde 1999, premiou sete trabalhadores, homenageados não só pelo desempenho profissional, mas também por valores como a ética. Há 16 anos no 1° Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos de Curitiba, Henderson Rudiniski fez os agradecimentos em nome dos demais contemplados com a honraria. A sessão solene foi realizada em 31 de maio.

Entregue em junho, o Prêmio Ecologia e Ambientalismo reuniu personalidades e organizações não governamentais que se destacaram em 2011 em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. Ao agradecer em nome de todos os agraciados, o engenheiro Reinaldo Pilotto afirmou que a honraria valoriza e incentiva novos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário