domingo, 30 de outubro de 2011

Parceria fortalece atendimento a famílias de adolescentes abrigados

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e o Poder Judiciário do Paraná vão ampliar a atenção dedicada aos familiares de crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O reforço na parceria foi anunciado nesta sexta-feira, durante encontro da secretária Fernanda Richa e representantes da justiça estadual.

A reunião também definiu a criação de um comitê, formado por integrantes do governo e do judiciário, que vai atuar em estratégias voltadas ao público infanto-juvenil. “Com essa parceria, fortalecemos o apoio e o atendimento às famílias em situação de risco. A iniciativa é voltada para a prevenção ao abrigamento e ao cometimento de ato infracional por parte das crianças e adolescentes”, disse Fernanda Richa.

Além da participação do Poder Judiciário, por meio do Conselho de Supervisão dos Juizados da Infância e Juventude, o comitê contará com representantes de quatros secretarias estaduais: Família e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Para o desembargador Fernando Wolff Bodziak, a questão da criança e do adolescente não pode ser tratada separada da família. “Os problemas somente serão sanados com investimentos nas famílias. Não há como tratar o assunto de forma isolada”, disse.

Durante a reunião, o desembargador apresentou para a secretária o projeto para a criação e instalação do Fórum da Criança, Adolescente e Família da comarca de Curitiba. O projeto do judiciário também prevê a implantação de um Núcleo Multidiciplinar, com espaço adequado para receber testemunhas e vítimas, para oitiva em
processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário