quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Temas tabus são alvo de questionário do Vaticano


Perguntas enviadas à igreja em todo o mundo foram divulgadas ontem
Objetivo é coletar informações para o Sínodo de Bispos, convocado pelo papa Francisco para 2014
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
 
A Santa Sé divulgou ontem um questionário de 38 perguntas sobre a evolução da família moderna, que aborda temas como a união homossexual, o divórcio e o aborto, entre outros assuntos até então tabus na Igreja Católica.
A igreja vive uma época "de evidente crise social e espiritual", adverte o texto enviado às conferências episcopais do mundo inteiro.
O documento é preparatório para o Sínodo de Bispos, convocado pelo papa Francisco para outubro de 2014.
Entre as informações que a igreja pretende levantar está a quantidade de divorciados e separados em cada uma das paróquias e se essas pessoas se sentem "marginalizadas ou sofrem pela impossibilidade de receber os sacramentos".
"Poderia uma simplificação da prática canônica, ao reconhecer uma declaração de nulidade do casamento, facilitar uma contribuição positiva para as soluções dos problemas dos católicos divorciados?", pergunta.
O documento ainda questiona se existe no país uma lei civil de reconhecimento das uniões homossexuais e qual a atitude das igrejas frente a esta situação.
"Que atenção pastoral é possível desenvolver em relação às pessoas que elegeram viver nesse tipo de união?", diz, citando ainda o caso de casais gays com filhos.
As respostas servirão de base para o debate dos bispos em 2014. Mas, segundo o relator- geral do sínodo, cardeal Peter Erdo, não haverá "mudanças na doutrina, só na forma de encarar essas situações".
O papa Francisco tem defendido uma evangelização baseada na "misericórdia" para com aqueles que vivem em situações "irregulares".

Nenhum comentário:

Postar um comentário