terça-feira, 12 de novembro de 2013

Prefeitura irá monitorar cães abandonados no Centro Politécnico


principal


Rede de Proteção Animal monitora cães abandonados na UFPR
Uma ação de monitoramento e captura de cães abandonados no campus do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim das Américas, foi iniciada na manhã desta segunda-feira (11) por integrantes da Rede de Proteção Animal de Curitiba, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo é coibir os ataques de cães contra alunos e funcionários que têm ocorrido no campus nos últimos meses. O último caso aconteceu na sexta-feira (08).
Segundo levantamento da universidade, aproximadamente 12 cães passeiam livremente pelo local em busca de alimento e alguns deles têm agido de forma violenta, já que se juntam em pequenas matilhas. Nos últimos seis meses, 15 ataques foram registrados pela Prefeitura da Universidade no Centro Politécnico, segundo informou a bióloga Regina Célia Zanelatto, da Divisão de Gestão Ambiental da Prefeitura da Universidade. “Pode haver mais casos que não foram registrados”, alertou.
Para amenizar a situação, Prefeitura de Curitiba e UFPR agirão de forma conjunta. O Poder municipal se compromete a apreender os animais, realizar a castração, vacinação e microchipagem, seguindo o modelo do projeto Cães Comunitários que acontece nos terminais de ônibus em Curitiba.
A adoção dos cães abandonados no interior do Centro Politécnico ficará por conta da Universidade. “É um modelo de parceria inédita, sem precedentes em outras capitais. O problema de cães em campi de universidade é comum e algumas soluções adotadas não surtiram o efeito esperado”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.
Depois de capturados, os animais são encaminhados ao Hospital Veterinário da UFPR, onde são deixados para jejum de 24 horas. Em seguida são levados para as clínicas conveniadas da Prefeitura de Curitiba para castração, vacinação e microchipagem. Na sequência, os cães retornam ao Hospital Veterinário e ficam disponíveis para adoção.
Campanha
A UFPR também está realizando uma campanha para evitar que cães sejam abandonados no interior do Centro Politécnico e para adotar aqueles que já estão por lá. “Estamos realizando ações de comunicação junto à população acadêmica, através da nossa Agência Júnior, com a confecção de folderes, cartazes e campanha na internet”, informou Regina.
Os temas da campanha são direcionados à comunidade acadêmica para que não alimentem os animais, denunciem o abandono no interior do campus, e para adotar os cães abandonados. “Para adoção destes cães,  inscrevemos inclusive uma página no Facebook”, contou a bióloga. O endereço é www.facebook.com/adoteUFPR
Segundo Regina, os residentes do curso de veterinária também ficarão responsáveis por monitorar os cães no interior do campus.
A ação desta sexta-feira feita pela Rede de Proteção Animal no interior do Centro Politécnico resultou em uma apreensão. Outras ações serão programadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário