quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vereadores prestigiam inauguração do Cmei Nely Almeida


Ao longo dos últimos quatro anos, foram inauguradas cerca 9,4 mil novas vagas em creches na capital paranaense. O registro foi feito durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nely Almeida. A cerimônia, na manhã de terça-feira (11), contou com a presença da maioria dos vereadores de Curitiba, que solicitaram a suspensão da sessão por uma hora para poder homenagear a colega Nely Almeida (1934-2012), que ocupou uma cadeira na Casa por seis mandatos. Os parlamentares lamentaram o agendamento da inauguração do CMEI no mesmo horário da sessão plenária.
De acordo com o presidente da Casa, João Cordeiro (PSDB), João do Suco, Nely “sempre foi grande companheira dos demais parlamentares, de espírito acolhedor e posicionamento firme em defesa da mulher, dos idosos e da família”. Ao longo dos mandatos, a vereadora apresentou inúmeros requerimentos e proposições, como a lei que garante o transporte gratuito aos maiores de 65 anos de idade; a que proíbe a venda de bebidas alcoólicas próximo às escolas; a que atende prioritariamente aos idosos, deficientes físicos, gestantes e mulheres com crianças no colo, nas filas dos caixas de supermercados, e a que dispõe sobre a política municipal de atenção ao idoso.
O Cmei Nely Almeida é a segunda creche construída na região da Vila Torres e tem capacidade para acolher 150 crianças, de três meses a cinco anos de idade, da região da Vila Torres, no Rebouças. Conta com seis salas com solários, lactário, instalações sanitárias, sala de pedagogo, administração, almoxarifado, além de play-ground, refeitório e pátio coberto.
O presidente da Associação dos Moradores da Vila Torres, Marcos Eriberto dos Santos, conhecido por Marcão, enfatizou a importância de locais com infraestrutura adequada para acolher crianças. “Essa é a nossa principal luta. Tirar as crianças das ruas e dar atendimento especializado. Investir na educação”, afirmou, acrescentando que, “se continuarmos investindo em Cmeis, jamais encontraremos uma criança em um carrinho de papel por falta de creche”.
Os filhos de Nely Almeida, Maria Cristina e Renato, o neto Félix, e as irmãs, Neide e Marta, também acompanharam a inauguração. “Minha mãe foi uma pessoa que acreditou no poder da educação, que teve a educação como valor de vida. Compreendeu que a educação não só era uma abertura para oportunidades, mas que fazia parte fundamental da transformação do indivíduo. Para ela, a educação era a base para se criar o elo entre o indivíduo e sua comunidade. Esperamos que vocês possam ser guiados pelo exemplo de vida que ela foi”, frisou Maria Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário