segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Apagão geral

Passando a limpo: Quem o governo do PT irá culpar pelos apagões? Afinal, são mais de 10 anos no poder, poder de fazer algo e, não fazer nada.

Do blog do jornalista Josias de Souza, na Folha.com
País tem sexto apagão em menos de 4 meses
Se o Ministério de Minas e Energia tivesse uma secretária eletrônica, a máquina soaria assim: “Alô, o sistema elétrico brasileiro não está. Quando ouvir o recado, deixe o sinal.” Todos os sinais indicam que algo de muito problemático sucede nesse setor. O penúltimo vestígio veio à luz –ou ao breu— no final de semana.
O país foi submetido no sábado (15) a um novo apagão. Foi o sexto blecaute desde setembro, mês em que Dilma Rousseff anunciou a intenção de reduzir o preço da conta de luz no início de 2013. Uma falha na hidrelétrica goiana de Itumbiara, de Furnas, derrubou 8.800 megawatts –50% disso no Sudeste.
Tudo isso ocorre num instante em que o corre Congresso vota a medida provisória 579. Trata-se da MP editada por Dilma para submeter as concessionárias de energia às novas regras que supostamente levarão à poda no preço das contas de luz.
A reiteração dos apagões indica que faltam investimentos na manutenção da rede. E os críticos da MP da luz receiam que as mudanças propostas por Dilma sem muito debate terminem por inibir os investidores. Esse e um tipo de briga em que a clientela normalmente entra com a cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário