terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sebrae destaca Programa Bom Negócio da Prefeitura de Curitiba

O Sebrae, em nota divulgada a imprensa, destaca o Programa Bom Negócio da Prefeitura de Curitiba, que já capacitou, gratuitamente, mais 12 mil empreendedores em 65 bairros. “Os benefícios da proposta de fomento ao empreendedorismo renderam ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o Prêmio Prefeito Empreendedor 2011, na Categoria Médios e Grandes Municípios”, destaca a nota do Sebrae.
O programa Bom Negócio, adianta a nota, tem aulas à noite, e os empreendedores aprendem, durante 21 dias, sobre gestão de negócios, comercial, financeira, pessoas e estratégica. “O conteúdo ajuda a conduzir melhor pequenos negócios e gera resultados positivos no caixa das microempresas”.
O Programa Bom Negócio, criado em 2005 pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, já capacitou, gratuitamente, mais 12 mil empreendedores, em 65 bairros de Curitiba. Com aulas à noite, os inscritos aprendem, durante 21 dias, sobre gestão de negócios, gestão comercial, gestão financeira, gestão de pessoas e gestão estratégica. O conteúdo ajuda a conduzir melhor pequenos negócios e gera resultados positivos no caixa das microempresas.
Trinta e cinco por cento dos empresários que passaram pelo projeto registraram aumento significativo de faturamento e, juntos, geraram mais de 3.500 empregos diretos. Pesquisa mostra que 40,94% dos participantes tiveram aumento da renda familiar mensal e o grau de satisfação dos participantes ficou em 93,71%.
No final da etapa de capacitação, os empreendedores têm acesso aos serviços de consultoria e acompanhamento de especialistas oferecidos pela Agência Curitiba em parceria com a Faculdade SPEI.
Os benefícios da proposta de fomento ao empreendedorismo renderam ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o Prêmio Prefeito Empreendedor 2011, na Categoria Médios e Grandes Municípios. O Prêmio Prefeito Empreendedor reconhece as iniciativas consideradas referências para o desenvolvimento local, a partir do apoio e do incentivo ao fortalecimento de micro e pequenas empresas em todos os municípios do Brasil. Em sua sétima edição, o concurso despertou o interesse de 105 gestores públicos no Paraná.
Entre os projetos inscritos, 70 propostas foram finalistas da premiação que se divide em oito categorias temáticas: compras públicas dos pequenos negócios locais; formalização de pequenos negócios e apoio ao empreendedor individual; lei geral municipal; médios e grandes municípios (cidades com mais de 150 mil habitantes); crédito e capitalização; planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável e promoção do desenvolvimento rural. O prefeito de Curitiba diz que é necessário trabalhar as questões do presente sem nunca deixar de antecipar soluções para problemas futuros. “É isso que faz uma cidade ser inovadora. O foco da minha administração é, essencialmente, melhorar a qualidade de vida cotidiana das pessoas. Nesse contexto, o município oferta programas e incentivos para favorecer e fortalecer a atividade econômica, especialmente das micro e pequenas empresas”.
Os divulgadores do Bom Negócio visitam os estabelecimentos comerciais e convidam a comunidade para participar do programa. Depois de passarem pelos treinamentos, os empreendedores são incentivados ao associativismo. Desde abril de 2005, o Programa ajudou na formação de 347 redes de negócios, formando 14 associações comerciais de bairros. Pesquisas confirmam aumento de 4% na formalização dos empregos, ou seja, em Curitiba, a ocupação formal passou de 84% para 88%.

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