terça-feira, 20 de dezembro de 2011

129 metros de pistas e ciclovias suspensas por uma torre de 24 andares

 O Viaduto Estaiado, que passará por cima da avenida das Torres (Comendador Franco), no cruzamento com a rua Coronel Francisco H. dos Santos, terá 129 metros de vão livre, de um lado a outro da rodovia que faz parte do corredor Aeroporto-Rodoferroviária.
Esta será a extensão das quatro pistas de rolagem que ficarão suspensas por 21 cabos de aço ancorados num pilar de 74 metros de altura (equivalente a de um prédio de 24 andares). A obra será um marco arquitetônico que poderá ser visto de vários pontos de Curitiba e também do município vizinho de São José dos Pinhais.
A licitação para a construção do novo viaduto, juntamente com três outras grandes obras da Copa do Mundo de 2014, (Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, reforma do Terminal Santa Cândida e trincheira da rua Guabirotuba), foi autorizada pelo prefeito Luciano Ducci e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann no último fim de semana. O viaduto estaiado faz parte de um pacote de quatro obras autorizadas pelo prefeito que somam investimentos de R$ 181 milhões.
Quando pronto, o viaduto estaiado - sob a perspectiva de quem passará por baixo dele, pela avenida das Torres - terá seis metros de altura, desde a base do asfalto até o tabuleiro (pista do viaduto). Serão mais 68 metros de altura de quem sob a ótica desde as quatro pistas do viaduto (na extensão da Francisco H. dos Santos por sobre a Avenida das Torres) até o topo do pilar que ancora os cabos de sustentação. A distância de um lado a outro é de 129 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário