quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Notas do Plenário

Táxis poderão utilizar câmeras de monitoramento

O vereador Juliano Borghetti (PP) defende que os táxis de Curitiba capturem e armazenem imagens da área interna dos veículos, para intimidar criminosos e melhorar a segurança deste tipo de serviço. “Os motoristas são alvo constante de assaltos em virtude da sua vulnerabilidade, especialmente no período noturno, e pela circulação de dinheiro em espécie”, explica o parlamentar.
Para Borghetti, a instalação de câmeras de monitoramento nos veículos, além de reprimir agressões e assaltos, auxiliaria a polícia na identificação de suspeitos e cúmplices. “Na maioria dos casos, não há a devida punição dos infratores pelos obstáculos na produção de provas. A filmagem resolve isto, contribuindo para o fim da impunidade”, argumenta o vereador, que já apresentou projeto de lei para tornar obrigatório o equipamento na frota de táxi de Curitiba.
“A medida é importante para que os trabalhadores possam exercer as suas funções com tranquilidade e os passageiros possam alcançar seu destino em paz e segurança”, conclui Borghetti. Para garantir que o usuário do serviço não tenha a sua privacidade violada, a legislação também tornaria obrigatória a afixação de avisos sobre a filmagem no interior dos veículos.



Falta de segurança no Centro preocupa vereador

O vereador Professor Galdino (PSDB) encaminhou, à prefeitura, requerimentos solicitando melhorias para oferecer mais segurança aos moradores da região central de Curitiba. A principal preocupação dos moradores do Centro é a falta de segurança, especialmente à noite, quando a baixa iluminação e o menor tráfego de pessoas facilitam a ação de criminosos.
Os documentos solicitam instalação de câmeras nas imediações das praças Rui Barbosa e Osório, na rua Senador Alencar Guimarães, e na praça João Cândido Francisco, na rua Kellers, esquina com a rua Ermelino de Leão. Os dois pedidos foram aceitos pela prefeitura e deverão entrar no planejamento de ações do município para os próximos meses. “Temos recebido muitas queixas sobre a falta de segurança nesta região. É preciso que, além das ações do município, os moradores se solidarizem e ajudem a cuidar um do patrimônio do outro, alertando e comunicando a polícia sempre que necessário”, disse o vereador. A prefeitura também confirmou a execução de outra solicitação do parlamentar, a instalação de um novo poste de luz na praça João Cândido Francisco, na esquina das ruas Kellers e Ermelino de Leão, também no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário