terça-feira, 18 de junho de 2013

Pacientes do Hospital do Idoso saem da rotina, com visita de cães


principal
Pacientes do hospital do idoso saem da rotina com visita de cães 
 
Dez pacientes internados no Hospital do Idoso Zilda Arns receberam a visita de três cães do projeto Amigo Bicho na última quarta-feira (12). O Amigo Bicho é uma organização não-governamental e seus voluntários frequentam o Hospital do Idoso mensalmente.
Os pacientes foram levados pelos profissionais de saúde ao corredor de acesso ao bosque para participar da atividade. “Gostei muito, fiz carinho neles e até esqueci os problemas lá de fora”, disse a paciente Tereza Quadros Bento, de 69 anos.
 “O fato de sair do quarto e realizar atividades em um ambiente externo desvia o foco do paciente da internação e dos procedimentos, que muitas vezes são invasivos e dolorosos. Além disso, o contato com animais gera sensação de bem-estar e desperta sentimentos de afeto e prazer”, explica a terapeuta ocupacional Andressa Chodur.
E foi justamente isso que aconteceu com João Kupka, de 89 anos. Ele havia saído da UTI na véspera e, por meio dos cães dos voluntários, pode matar saudade dos três cachorros que tem em casa. “São meus companheiros”. A sobrinha de Kukpa, Ana Smaczylo, ficou surpresa com a presença dos animais. “A gente vem visitar o paciente e vê um cachorro fazendo o bem. A pessoa está debilitada e isso faz revigorar, melhora o astral”.
A Ong conta com cerca de 30 voluntários. Os cães passam por avaliações com veterinários, controle de pulgas e banho semanal. Além disso, a vacinação é mantida em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário