quarta-feira, 12 de junho de 2013

Em dois meses, Setran autuou 1348 caminhões na Linha Verde


principal
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) autuou, nos meses de abril e maio, 1.348 caminhões que circulavam pela Linha Verde nos horários de restrição, entre 7h e 10 horas e entre 17h e 20 horas. São, em média, 30 multas aplicadas por dia de operação, realizada especialmente para impedir a circulação de caminhões com carga acima de 7 toneladas.
Nas operações feitas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, o número de autuações chega a 60. “Seguimos atuando nos dias úteis com quatro agentes localizados em pontos opostos da Linha Verde, no sentido norte e no sentido sul. Periodicamente, realizamos operações especiais em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com essa ajuda dobramos o número de autuações em relação a um dia normal de fiscalização”, informa Eder Rodrigues, diretor de fiscalização da Setran.
A restrição de circulação na Linha Verde é para caminhões com carga acima de sete toneladas e segue portaria municipal de agosto de 2011. O trecho não permitido aos veículos de grande porte vai da Nicola Pelanda, no bairro Pinheirinho, até a Estrada da Graciosa (no sentido Sul-Norte), e da Estrada da Ribeira até a Rua João Chede, também no Pinheirinho (no sentido Norte-Sul).
Nos horários restritivos, os caminhões devem utilizar os contornos norte, sul e leste da cidade. Não há restrição de horário de circulação nos finais de semana. Em qualquer horário, o tráfego de caminhões deverá ocorrer apenas pela faixa da direita na Linha Verde.
Os condutores de caminhões que desrespeitam a determinação de trânsito são autuados por infringir o artigo 187 do Código de Trânsito, que trata da capacidade de carga. A multa aplicada é da categoria média, no valor de R$ 85,13. Os agentes da Setran também verificam os documentos de porte obrigatório como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), além de equipamentos obrigatórios como o disco de tacógrafo.
As ações de fiscalização da Setran na Linha Verde também ajudam a diminuir a quantidade de veículos que não estejam em condições de circulação, aumentando a segurança e garantindo uma maior fluidez na via

Nenhum comentário:

Postar um comentário