sábado, 9 de junho de 2012

Respondido pedido de informações sobre Linha Verde




A prefeitura de Curitiba apresentou resposta ao pedido de informações referente ao tráfego de caminhões na Linha Verde, aprovado em plenário no mês passado. Segundo ofício assinado pelo prefeito Luciano Ducci, oito agentes, divididos em dois turnos, fiscalizam a circulação dos veículos de carga.

O pedido de informações havia sido apresentado pelo vereador João Cláudio Derosso (sem partido), por meio de reivindicação de usuários que questionam o tráfego de caminhões nos horários da proibição (das 7h às 10h e entre 17h e 20h). Nos demais períodos, e aos fins de semana e feriados, eles só podem circular na faixa da direita. A regra é válida para os veículos com capacidade de carga acima de sete toneladas ou com comprimento superior a sete metros.

Ainda de acordo com o ofício do Executivo municipal, os agentes são posicionados em pontos estratégicos da rodovia federal. Desde 1.° de setembro de 2011, quando a fiscalização passou a ser feita, foram lavrados 805 autos de infração, de acordo com o artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação). Decisão judicial que questionava a competência da Urbs/Diretran na fiscalização do trânsito na capital levou à interrupção dos trabalhos durante alguns meses, período em que a responsabilidade coube à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já a partir de 17 de fevereiro deste ano, com a criação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), até 18 de maio, foram lavrados 882 autos de infração.

A prefeitura também afirma que a sinalização sobre a restrição é suficiente, em conformidade com a legislação, e que houve ampla divulgação da mudança na mídia e junto aos caminhoneiros, por meio de folders distribuídos pela Diretran e pela PRF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário