quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dos 1.073 projetos de lei apresentados na Câmara Municipal entre 2009 e 2011, só 20% foram de áreas consideradas relevantes


Metro

80% dos projetos de lei dos vereadores têm pouca relevância.
O que os vereadores de Curitiba fizeram entre os anos de 2009 e 2011 na Câmara Municipal? Quantos projetos?
Quantas e quais vereadores faltaram? O que produziram foi relevante?

Foi a partir destes questionamentos que os alunos do curso de jornalismo da Universidade Positivo, Manuela Ghizzoni e Thomas Mayer Rieger, começaram pesquisar no site da Câmara para descobrir a resposta.
O mais intrigante foi descobrir que só 20% dos projetos, ou seja, 210 do total de 1.073, são de temas considerados relevantes, tais como saúde, meio ambiente, educação, transporte coletivo, segurança, trânsito e acessibilidade, por exemplo.
Mas há mais contradições apontadas pela pesquisa dos estudantes. “Percebemos que as relações entre estes temas são contraditórias. Por exemplo, os vereadores que mais têm presença, são os mesmos que apresentaram o menor número de projetos de lei”, avalia.
O vereador e ex-presidente da Casa, João Cláudio Derosso, por exemplo, é o que mais faltas teve no período, 80, mas também é o que mais apresentou projetos de lei, 96 ou 8,9% do total. “Era uma prerrogativa de ser presidente”, justificou ele.
Outros vereadores que se destacaram no número de projetos são Julieta Reis (63), com 5,8%; João Cordeiro (62), com 5,7%, e Jairo Marcelino (57), com 5,3% do total. “Mas eles apresentaram na maioria projetos de utilidade pública, bem público ou nome de logradouros”, detalha Thomas.
Outros vereadores pedem cautela na análise dos números, como o vereador Paulo Salamuni. “Assumi
em fevereiro de 2010 e meu trabalho é relevante porque estive à frente de relatorias de projetos importantes”, explicou. “Os dados estão lá. Não é fácil entender. Este trabalho deveria ser feito pela própria
Câmara”, recomenda Thomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário