quinta-feira, 28 de junho de 2012

Juril Carnasciali, adeus

Da Gazeta do Povo:
Morre a jornalista paranaense Juril Carnasciali
Juril havia completado 91 anos em maio e morreu em casa

Morreu, nesta quinta-feira (28), em Curitiba, a jornalista Juril de Plácido e Silva Carnasciali, colaboradora da Gazeta do Povo há mais de 50 anos. Filha de um dos pioneiros do jornal, o jurista, professor, jornalista e editor Oscar Joseph de Plácido e Silva, ela começou a frequentar a Gazeta ainda na infância. Tornou-se colunista social e foi a primeira jornalista mulher na redação. Formada em Economia, Juril também trabalhou na Editora Guaíra, fundada por Plácido e Silva, e como professora na extinta Escola Técnica de Comércio “De Plácido e Silva”. Juril é ainda autora do livro “De Plácido e Silva, o Iluminado”, uma biografia do seu pai publicada pela Editora Oficina de Letras, em 2000. A jornalista havia completado 91 anos em 13 de maio. Ela morreu em casa, perto do meio-dia, no Centro de Curitiba. O velório acontecerá na Assembleia Legislativa, ainda sem horário previsto.

Passando a limpo: tive o prazer de conhecer pessoalmente Juril Carnasciali, em vários eventos sociais, onde estive fotografando e depois, quando ela fez parte do PSDB Mulher Curitiba, participando de jantares na Sapolândia, de reuniões na sede do partido e,  em outros eventos partidários mas, ela também foi professora de meu pai, João Derosso, quando ele era adolescente.
Em todos os nossos encontros, Juril estava sempre sorridente, muito bem arrumada e nunca esquecia de mandar um beijo para meu pai e para o Derosso, meu irmão.
O colunismo social curitibano e do Brasil, perde na data de hoje, sua maior representante, sua estrela guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário