quarta-feira, 27 de junho de 2012

Câmara de Curitiba facilita acesso a pessoas com deficiência



A Câmara Municipal de Curitiba ampliou as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida em suas instalações, com a colocação de cadeiras de rodas nas entradas das portarias. O registro em plenário, na sessão desta segunda-feira (25), sobre as recentes mudanças autorizadas pelo presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB), foi do vereador Zé Maria (PP). O parlamentar, que tem diversos projetos de lei nesta área, destacou “mais esta benfeitoria, que se enquadra às normas da legislação vigente”.

A partir desta semana, a pessoa com deficiência tem acesso assegurado a qualquer parte dos prédios. “A promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro da sociedade”, elogiou Zé Maria.

O presidente do Legislativo ressaltou que “a acessibilidade na Casa proporciona maior participação de todas as pessoas com deficiência” e que “a construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos deverão ser executadas de modo que estes sejam ou se tornem acessíveis às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Normas

Zé Maria enalteceu as medidas implantadas pelo ex-presidente, João Cláudio Derosso (sem partido), agora complementadas pelo atual presidente, e lembrou também sobre a legislação federal que estabeleceu normas de acessibilidade em prédios públicos, garantindo o acesso aos direitos de cidadania. O parlamentar falou sobre as áreas externas da Câmara. Referiu-se ao estacionamento de uso público, com reservas de vagas próximas às entradas de pedestres, devidamente sinalizadas e sobre as medidas adotadas no interior do prédio central e anexos, com a liberação das barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário