sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O DNA da Mãe Curitibana!

O programa Mãe Curitibana foi iniciativa do atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, em 1998, quando ele era Secretário Municipal de Saúde, apesar de Rafael Greca reivindicar a paternidade do projeto.


Greca criou o projeto nascer em Curitiba vale a vida, em 1993, em comemoração aos 300 anos da cidade, com o objetivo de acompanhar todas as crianças nascidas em Curitiba através do sistema de saúde, visando à identificação e intervenção dos fatores de risco.

O Projeto Mãe Curitibana é muito mais complexo, pois começa durante a gravidez e inclui realização de pelo menos 12 exames pré-natais. O principal diferencial, no entanto, é a vinculação da gestante à maternidade na qual será realizado o parto. Foi o primeiro programa do Brasil a tratar de forma integrada uma determinada situação de saúde pública e serve para outras iniciativas na área de saúde mental, diabetes, hipertensão. Desde 1999 foi registrada na cidade uma redução de 30% para 3% a incidência de transmissão de HIV de mães soropositivas para os bebês. Em 11 anos, a prefeitura registrou o nascimento de 180 mil crianças ligadas ao Mãe Curitibana. A prefeitura de Curitiba recebeu cinco prêmios nacionais ligados ao projeto.

O que causa estranheza é o fato de que em 2003, quando era deputado estadual, Luciano Ducci apresentou o projeto Mãe Curitibana, para ser colocado em prática em todo o Paraná. O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, Deputado estadual pelo PT, Elton Welter, apresentou parecer contrário a proposta.

Luciano Ducci então, decidiu modificar alguns trechos do projeto dando ênfase ao direito da gestante ao conhecimento e vinculação da maternidade. O projeto então, assinado em parceria com o deputado Hermas Brandão foi aprovado pela Assembléia. Mas pasmem ouvintes, o Projeto foi vetado pelo então governador Roberto Requião PMDB. A Assembléia derrubou o veto de Requião e foi criada a lei 14.352, em 2004, mas mesmo assim Requião ignorou sua existência por 5 anos, para então o secretário estadual da saúde, Gilberto Martin lançar o programa Nascer no Paraná: Direito à Vida.

Do Programa Mãe Curitibana nasceu, o Mãe Paulista, em São Paulo, o Mãe Coruja, em Pernambuco.

O Mãe Paranaense consta do progama de governo de Beto Richa e serviu de base para o Mãe Brasileira, da plataforma de campanha de José Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário