quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estacionamento de bicicleta aprovado em primeiro turno

Estacionamentos devem oferecer vagas para bicicletas. É o que prevê projeto de lei aprovado nesta terça-feira (21), do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB). Outros dois documentos foram anexados à proposta de Derosso, por semelhança, no incentivo ao uso de bicicleta como transporte alternativo, e devem ter parte do teor incluído, por meio de substitutivo geral, na votação de segundo turno. De acordo com a matéria aprovada, no estacionamento de veículos também devem ser destinadas vagas exclusivas para bicicletas.
Derosso explica que o projeto surgiu atendendo pedido de ciclistas, que ressaltaram a prática em outros países. Em Curitiba, poucos lugares oferecem espaço adequado para deixar a bicicleta.

Tipos

De acordo com o projeto, se aprovado em mais uma votação no plenário e sancionado pelo prefeito, poderão operar na cidade estabelecimentos destinados exclusivamente ao serviço de guarda e estacionamento de bicicletas. E poderão ser de dois tipos: bicicletários, destinados ao estacionamento de bicicletas por períodos de longa duração, podendo ser públicos ou privados, e os paraciclos, locais em vias ou logradouros públicos destinados ao estacionamento por períodos de curta ou média duração.
Os problemas no trânsito, as facilidades para adquirir veículos novos, o conforto e o Dia Sem Carro foram alguns dos itens comentados em plenário para incentivar a aprovação da proposta de transporte alternativo. “A população precisa de locais adequados e melhores condições para que passe a usar a bicicleta ao invés dos carros”, disseram os parlamentares, lembrando que igrejas, estádios e locais com grande circulação de pessoas também deve oferecer esta alternativa. Na opinião da Professora Josete (PT), uma das defensoras da causa, o uso de ciclovias e ciclofaixas não pode ser somente para o lazer. Mudança na cultura da população também foi ressaltada como necessária para a vida urbana. Caso contrário, de nada adianta construir ciclovias e ninguém utilizá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário