terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ligeirinho hibrido

Uma reportagem de hoje do jornal O Estado do Paraná apresenta a novidade de um veículo híbrido que será testado em Curitiba a partir da próxima semana, fazendo parte da linha de ônibus Interbairros II. Além da capital paranaense, o modelo – fabricado pela Volvo, na Suécia – será testado também em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O híbrido tem um motor elétrico, usado para a saída até se chegar a uma velocidade de 20km/h, quando então é acionado o motor a diesel. A energia gerada pelas freadas recarrega as baterias do ônibus e, enquanto ele estiver parado, o motor a diesel fica desligado. Segundo Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus América Latina, a emissão de poluentes do ônibus híbrido é 50% menor do que nos ônibus comuns. A economia de combustível fóssil chega a 40%. O ônibus também pode utilizar o biodiesel.
O fabricante informa que o custo do ônibus híbrido é de 50% superior a um veículo fabricado atualmente e que seu retorno acontece pela ajuda na preservação do meio ambiente, pagando-se em seis anos. O modelo já é utilizado em cidades da Suécia, Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, Suíça e Noruega.
Dependendo dos resultados obtidos, ele pode ser fabricado na unidade da Volvo em Curitiba e incorporado à frota da cidade para a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, a cidade tem 1.910 veículos para transporte coletivo e praticamente todos são abastecidos com o B5, diesel que tem em sua composição 5% de biocombustível. Na Linha Verde, todos os ônibus biarticulados circulam com biodiesel. A iniciativa será estendida para a linha Ligeirão, a partir do ano que vem.
Nossa amiga Joaninha usuária do transporte coletivo curitibano, no dia de hoje (28.09), comentou que viu o novo ônibus circulando e achou muito boa a inciativa da Prefeitura de Curitiba e da Volvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário