segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vereadores debatem horário das creches


A necessidade de ampliar o horário de funcionamento das creches de Curitiba foi discutida no plenário da Câmara Municipal, na sessão extraordinária de sexta-feira (22). A demanda foi apresentada pela vereadora Carla Pimentel (PSC), que teve um pedido de sugestão sobre o assunto aprovado, e que será encaminhado à prefeitura. “Considerando as dificuldades que a maioria das mães encontram quanto ao horário das creches, que funcionam até 17h, proponho a ampliação do horário  para 19h, pois o expediente de trabalho dessas mulheres costuma se estender após o horário de funcionamento das creches”, explicou a parlamentar.

Carla Pimentel acrescentou que a discussão vai além da ampliação do horário e envolve a qualidade de vida das crianças. “Queremos que a atual gestão pense naqueles que mais precisam do serviço público e não têm condições de pagar por uma babá. Isso serve como uma reflexão, pois a nossa educação infantil precisa melhorar, afinal, a educação de qualidade é um direito”, detalhou.

Para Dirceu Moreira (PSL), as férias escolares são muito longas, o que também prejudica a vida das famílias que dependem do serviço. Ele sugeriu a realização de colônias de férias para contornar o problema. “O atual prefeito prometeu destinar 30% do orçamento municipal para a educação e isso deve ajudar nessa proposta de ampliação de horário. No entanto, além dessa medida, é necessária a construção de mais unidades, porque a demanda é crescente”, ponderou.

Já o líder do PSC, Meste Pop, destacou que a mulher trabalha pra ajudar no orçamento familiar e merece o respeito da sociedade. “Eu entendo que estender o atendimento seria uma ação muito positiva”, resumiu. Também do PSC, Rogerio Campos ressaltou a importância de as crianças estarem seguras e sob a responsabilidade de educadores. “Muitas das crianças que sofrem abuso estão em casa, sem o cuidado necessário”, alertou. Também manifestaram apoio à iniciativa os vereadores Cristiano Santos (PV), Chico do Uberaba (PMN) e Tiago Gevert (PSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário