quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Novo líder quer reorganizar a oposição na Câmara

Na liderança da minoria, Nilson Leitão diz que vai reunir todos os deputados oposicionistas para afinar o discurso contra o governo e defender a autonomia do Legislativo
Gustavo Lima/Agência Câmara
Novo líder oposicionista defende Henrique Alves e diz que Brasil virou "indústria de denúncias" 

Deputado em primeiro mandato, ex-prefeito de Sinop (MT), Nilson Leitão (PSDB-MT) assumiu no início deste mês a liderança da minoria na Câmara no lugar do também tucano Antonio Carlos Mendes Thame (SP). Na prática, o posto equivale ao de líder da oposição, já que a maioria é governista. Sem fazer críticas diretas ao seu antecessor, ele promete reunir todos os deputados do PSDB, do DEM e do PPS para que os oposicionistas afinem o discurso e falem a mesma língua na hora de atacar o governo e defender a autonomia do Legislativo. “A primeira missão é tê-los num mesmo rumo, de forma organizada, para que todos compreendam o seu papel”, afirma. O deputado disse que a segunda meta é colocar o Legislativo como um poder importante. “Sem um Legislativo forte, veremos o Brasil enfraquecer”, considera. Para ele, a Câmara e o Senado têm se comportado como um “puxadinho do Executivo”. O deputado defende que o Congresso vote temas importantes para os estados, como o veto parcial de Dilma Rousseff à nova distribuição dos royalties do petróleo e o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que estabelece critérios para o rateio da verba federal a ser repassada aos governos estaduais.
O deputado acredita que a recente “judicialização” da política, com a constante interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) em temas legislativos, como no próprio caso dos vetos, comprova a desmoralização do Legislativo. Por isso, o tucano acredita que é preciso votar temas de interesse nacional e aumentar a eficiência da Casa. “É uma vergonha porque o Congresso prefere votar algumas coisas de interesse do Planalto”, critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário