quarta-feira, 2 de março de 2016

Mães protestam contra fechamento de berçários em CMEis em Curitiba


Mães e pais nas galerias da Câmara (foto: Twitter/CMC)
Mães e pais curitibanos realizaram na manhã desta quarta-feira (2) uma manifestação na  Câmara Municipal de Curitiba contra o fechamento de 47 turmas de berçário em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS). A sessão da chegou a ser interrompida por causa da de um tumulto no local, mas depois as mães tiveram o direito de se manifestar no plenário. 
A manifestação contou com o apoio do Sismuc (Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba). Segundo o sindicato, a manifestação acontece frente à ameaça de privar as crianças de educação infantil e dos pais perderem o emprego.
O presidente da Comissão de Educação, Jonny Stica, ddisse que a situação dos CMEIs precisa ser debatida. "Há falhas que devem ser corrigidas."
Em resposta, a  Prefeitura de Curitiba informa que está fazendo o maior investimento das últimas décadas na educação infantil para a expansão do atendimento das crianças de 0 a 5 anos e a manutenção da qualidade do atendimento que faz da cidade referencia nacional no cuidado da criança pequena. Atualmente são 47.135 mil crianças nesta faixa etária em atendimento, sendo aproximadamente 90% delas em período integral, com 10 a 11 horas de atendimento por dia.
O número de crianças atendidas será ainda maior com a entrega de 25 novos Centros Municipais de Educação infantil. Três deles (CMEIs Futurama, Fazenda Boqueirão, Serra do Mar) serão inaugurados em março e três em abril (CMEIs Vila Torres, Campo de Santana Rio Bonito, Moradias da Ordem II). Outros dez CMEIs serão finalizados neste primeiro semestre e outros nove seguem em construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário