sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Senador pede auditoria nos contratos entre Octapharma e Ministério da Saúde

Senador pede auditoria nos contratos entre Octapharma e Ministério da Saúde

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira(10/12), requerimento apresentado pelo senador Alvaro Dias para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize auditoria nos contratos que a empresa Octapharma mantém com o Ministério da Saúde.
Investigada pelo Ministério Público de Portugal no âmbito da Operação Marquês (congênere portuguesa da Operação Lava Jato no Brasil), a Octapharma, de acordo com pesquisa realizada pela Consultoria de Orçamento do Senado, já recebeu, em contratos com o Ministério da Saúde desde 2010, mais de R$ 600 milhões. A suspeita do Ministério Público é de lavagem de dinheiro por parte dos controladores da Octapharma e de outras empresas com sede no Brasil, como o Grupo Lena.
“Diante das suspeitas que pairam sobre o efetivo elemento motivador e garantidor da manutenção do contrato entre a Octapharma e o Ministério da Saúde, o Parlamento e a sociedade brasileira não podem aceitar a falta de aclaramento a respeito da legalidade dessa relação comercial. Necessário que se faça minuciosa auditoria para identificar possíveis irregularidades, seus responsáveis, e proporcionar a aplicação das punições cabíveis. Auditoria que seguramente poderá aportar informações relevantes junto à Operação Marquês e até motivar melhor compartilhamento de informações entre as Operações Lava Jato e Marquês”, disse o senador na justificativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário