quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Acatada regulamentação da espera em estabelecimentos de saúde


  • A Comissão de Saúde foi favorável à tramitação da proposta que regulamenta o tempo de espera de pacientes nas unidades de saúde. (Foto: Andressa Katriny/CMC)
Na manhã desta quarta-feira (16), a regulamentação do tempo de espera para atendimento em estabelecimentos de saúde (005.00164.2015) recebeu aval positivo dos vereadores que compõem a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte. Eles acompanharam o voto proposto pela relatora da matéria, vereadora Noemia Rocha (PMDB), que preside o colegiado.

A proposta de Mauro Ignacio (PSB) estipula que a espera não deve ultrapassar 30 minutos para os casos de atendimentos em consultórios médicos e ambulatoriais, bem como, para os casos de agendamento e realização de exames em laboratórios públicos e particulares; de três horas para internação, a partir do surgimento da necessidade; e imediato quando houver diagnóstico médico neste sentido, nos casos de internação em centros e unidades para tratamentos intensivos.

“Em que pesem ressalvas no tocante à técnica legislativa e mesmo a algumas disposições normativas, não nos parece que a proposição possua vícios que lhe contaminem o trâmite. Ao contrário, o objeto é flagrantemente meritório, haja vista que tem por objetivo reduzir o sofrimento humano, ao mesmo tempo em que visa a contribuir para a qualidade no atendimento aos usuários de saúde, impondo o dever legal de promover um atendimento qualificado, célere e que atenda ao princípio constitucional da eficiência”, argumentou Noemia em seu voto.

A relatora entendeu que foi correta a analogia formulada pelo autor do projeto em relação ao modelo de espera para o atendimento no sistema bancário. Para ela, é fundamental “a adoção de medidas que busquem o aprimoramento, desenvolvimento e alargamento do seu alcance como imperativo constitucional, em especial, como garantia do princípio da Dignidade da Pessoa Humana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário