segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Lula entrega Dirceu pela segunda vez

Calma, gente!. Entrega no bom sentido.
Não, ainda não chegou a hora de Lula negociar a delação premiada. Se é que a hora chegará, sejamos justos. E se é que ele delatará um dia.
Dilma, que assinou a lei da delação, mas que diz ter horror a quem delata, foi presa, torturada e não abriu o bico.
Lula não leva jeito de quem se comportaria como Dilma, mas, isso não vem ao caso por enquanto.
Em depoimento, esta semana, na Lava-Jato, Lula tirou o dele na reta e entregou a Casa Civil dos seus governos como responsável pela indicação de nomes para cargos públicos.
Isso é uma mentira completa – ou uma meia verdade. Pelo menos quando se trata da Petrobras.
Há farta prova na Lava-Jato de que Lula não só indicou os presidentes da empresa, o que ele reconhece, como também diretores.
Se Dilma, ex-chefe da Casa Civil, pudesse contar… Ela vive a repetir que nada teve a ver com a roubalheira na Petrobras. Quem teve então?
Quando estourou o escândalo do mensalão, com medo de ser deposto, Lula entregou a cabeça do então chefe da Casa Civil José Dirceu.
Dirceu perdeu o emprego, depois o mandato de deputado federal, e acabou preso e condenado. Foi preso novamente, dessa vez pela Lava-Jato.
De alguma forma, Lula está entregando Dirceu pela segunda vez.
Há uma passagem do depoimento de Lula à Polícia Federal que não parece ter chamado muita atenção.
É quando ele diz que o pecuarista José Carlos Bumlai, preso pela Lava-Jato, hospedou-se várias vezes na Granja do Torto, mas no Palácio da Alvorada, jamais.
A Granja do Torto é uma das residências oficiais do presidente da República em Brasília. Ali, hospedou-se mais de uma vez Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, condenado no processo do mensalão.
O curioso: no final de novembro passado, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, minimizou a proximidade entre Bumlai e o ex-presidente:
- O Bumlai frequentava as festas e aniversários, mas não era ‘aquele’ amigo do Lula que todo mundo está falando.
E, no entanto, Bumlai era hóspede do Torto. Não é para qualquer um! E apesar de tamanha intimidade, nunca revelou a Lula que tomara um empréstimo de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin para cobrir dívidas do PT.
Se revelou, Lula não lembra.
A memória de Lula está fraquinha. A ponto de ele não lembrar o nome completo de suas noras, segundo relatório da Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário