quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Câmara homenageia centro de apoio a casais grávidos


“História de amor e solidariedade graças ao idealismo de uma pioneira, a médica Elisa Noronha, que em 1955, mesmo contra a vontade do marido, criou o Cemuc.” Foi assim que o vereador Jorge Bernardi (PDT) sintetizou a sessão solene, ocorrida nesta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Curitiba, para homenagear os 60 anos do Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido. Estiveram presentes o diretor do Hospital Santa Brígida, Emir Riechi, o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), a ex-vereadora Rosa Maria Chiamulera, médicos, representantes de patrocinadores e apoiadores do projeto, além de mães e pais que são ou foram alunos dos cursos oferecidos pela entidade.

“São as famílias que confiam em nosso trabalho há três gerações”, disse a presidente do Cemuc, Virgínia Merlin. Segundo ela, a equipe multidisciplinar (com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, musicoterapeutas) é essencial para as mães nas fases de gravidez, parto e amamentação. A homenagem contou com a entrega de certificados a 102 pessoas que trabalham em prol das mulheres e dos casais grávidos.

Trabalho humanitário
Recentemente, o Centro promoveu a 138ª edição do curso Parto Amoroso, na Maternidade Santa Brígida, sempre gratuitamente. Além deste curso indicado para gestantes, há o curso para casais, que terá sua próxima edição nos dias 6 e 7 de outubro, das 20h às 22h30, na Sociedade Paranaense de Pediatria. Segundo a própria instituição, foi ela a pioneira do parto sem dor. Há 20 anos foi organizado o estatuto que oficializou o trabalho do Cemuc, exercido por voluntários.

De acordo com o levantamento do Cemuc, foram realizados 40 mil atendimentos, entre eles cursos para mulheres, homens e casais grávidos, que visam a prestar informações e conhecimento com relação à gestação, ao parto, pós-parto e aos cuidados com o bebê. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3248-7609 ou pelo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário