quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Veneri deve ser processado por quebra de decoro

unnamed
Do Cicero Cattani
O deputado Tadeu Veneri (PT) vai ser processado por quebra de decoro parlamentar. O processo por falta de decoro contempla a possibilidade de perda de mandato. A quebra de decoro ocorreu na sessão de ontem (17) da Assembleia. Veneri foi ao comitê de imprensa da Casa e vazou todas as informações da sessão secreta de ontem na Comissão de Constituição e Justiça que tratou de um pedido do STJ para processar o governador em questão que referente a uma pendência na prefeitura de Curitiba.
Veneri, segundo os deputados, não tem como justificar sua atitude. Além de ser um parlamentar experiente, com três mandatos, o deputado foi – assim como todos que participaram da sessão da CCJ, advertidos que a sessão transcorria em segredo de Justiça. O sigilo da sessão foi aprovado, através de um requerimento dos próprios deputados, segundo um trâmite do Capítulo X, Artigo 232, do Regimento Interno da Alep.

Apesar de saber que o conteúdo da reunião não poderia se tornar público, Veneri, tão logo a sessão terminou, correu para o comitê de imprensa do plenário da Assembleia e detalhou aos jornalistas todo o conteúdo da sessão. Também deu detalhes da reunião em seu site pessoal. Repetiu as inconfidências durante coletiva a rádios e televisão. Com isso quebrou decoro parlamentar por contrariar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que estabelece rigoroso sigilo nesse tipo de processo. A Comissão de Ética da Casa deve ser acionada para investigar o caso. Hoje, às 13h30, tem nova sessão da CCJ que corre novamente em segredo de justiça.
Apesar de cultivar um marketing de deputado implacável com os desvios de qualquer natureza, Veneri é, volta e meia, apanhado em situações, no mínimo, complicadas. Em 2011 foi acusado de fazer campanha usando a verba de ressarcimento da Assembleia, o que é expressamente ilegal. Uma auditoria em suas contas revelou incongruências e o caso está sendo investigado pelo Ministério Público. Na campanha deste ano teve como um de seus principais financiadores a Odebrecht, empresa envolvida no Petrolão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário