terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Vereadores já podem votar projeto que "compensa" perda do 13º salário


Caso a verba seja aprovada, vereadores poderão utiliza-la para cobrir gastos com alimentação, publicidade e telefone celular
  Angieli Maros, com informações de Chico Marés
  •  
Duas comissões da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram, nesta terça-feira (17), o projeto de lei que institui verba de ressarcimento aos parlamentares, em uma espécie de compensação pela perda do 13º salário a que os parlamentares teriam direito.
A permissão para que a proposta seguisse em trâmite foi feita por meio negociação conjunta entre as comissões (de Economia, Finanças e Fiscalização; e de Serviço Público). Assim, o projeto está pronto para ser debatido em Plenário, o que deve acontecer ainda este ano.
A implantação da verba de ressarcimento aos vereadores começou a tramitar na Casa na quarta-feira passada (11), mesmo dia em que a Câmara foi obrigada a suspender o 13.º salário dos 38 vereadores. A suspensão ocorreu por conta de uma decisão do Tribunal de Contas do Paraná (TC), que atende a um pedido do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPjTC). O pedido foi assinado pelo procurador Gabriel Guy Léger, que considerou que o 13° salário aos vereadores é inconstitucional.
Ainda sem valor definido, o recurso vai ser usado para custear despesas relacionadas ao mandato. Ao contrário das regras que existem hoje, os vereadores poderão, por exemplo, passar a usar o dinheiro para pagar gastos com alimentação, publicidade e telefone celular. O texto da proposta explica também que a cota tem caráter exclusivamente indenizatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário