terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Programa de cadastro das torcidas organizadas ainda não saiu do papel


Torcida Legal, que foi implantado em 2011 no Paraná como projeto piloto, não foi concluído.
Um projeto que poderia ajudar a impedir que torcedores brigões entrassem nos estádios do Brasil está paralisado há mais de dois anos. O Torcida Legal, que foi criado pelo Ministério dos Esportes em 2010 e colocado em prática como projeto piloto em Curitiba em 2011, faria o cadastramento com dados pessoais e impressão digital das torcidas organizadas.
O projeto começou na capital paranaense após a assinatura do Termo de Cooperação entre Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Procuradores Gerais, CBF, além do Ministério dos Esportes, que ficou responsável em colocar o Torcida Legal em funcionamento. Além de fazer parte do projeto, o cadastramento de torcedores está previsto no Estatuto do Torcedor.
O Ministério dos Esportes explica que a paralisação do projeto seu deu após mudanças em sua concepção. Em nota oficial encaminhada pelo órgão, o primeiro passo agora será colher informações dos próprios clubes e , em fevereiro de 2014, iniciar o cadastramento através de iniciativa das próprias torcidas organizadas em registrar seus membros. Não há prazo final para essa etapa.
O promotor de defesa do consumidor, Maximiliano Ribeiro Deliberador, encaminhou na semana passada um pedido para que o cumprimento das medidas seja apressada com as três principais torcidas do estado do Paraná. Ele acredita que, caso o cadastro já existisse, parte dos torcedores que estiveram envolvidos na briga entre Atlético-PR x Vasco, em Joinville, já não poderiam ter entrado no estádio, pois possuem envolvimento em outros crimes.
- Se tivesse o cadastramento que foi prometido já sendo realizado no Paraná ou no resto do país, esses torcedores poderiam ser impedidos de entrar no estádio, completou o promotor. (Por GloboEsporte.com/Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário