quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nova unidade de conservação será discutida em consulta pública nesta sexta-feira


principal

A proposta de implantação da Reserva Parque do Bugio será apresentada e detalhada à população durante a consulta pública que acontecerá nesta sexta-feira (20), às 14h30, na Administração Regional do Pinheirinho. Localizada na região Sul da cidade, a unidade de conservação abrigará a parte mais representativa da floresta com Araucária encontrada em Curitiba, além de rica fauna.
A área, também chamada de Refúgio de Vida Silvestre do Rio Iguaçu/ Foz do Barigui, terá 800 hectares, com extensão ao longo do Rio Barigui, a partir da Rodovia do Xisto até a sua Foz no Rio Iguaçu e ao longo deste até a BR 116.
“A nova unidade de conservação, além de contribuir com a preservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade das águas destes dois importantes rios, irá minimizar os impactos das enchentes na região”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

Outra vantagem é que as 112 espécies de aves e 20 de mamíferos existentes na região,  dos quais vários estão em extinção, serão protegidas com a criação do refúgio. Entre eles, há bugios, lontras e as aves ananaí, garça-branca, gavião carijó e beija-flor.
Na região, que se transformará em um corredor de biodiversidade preservada, também foram identificadas várias espécies que compõem a floresta com Araucária, como branquilho, pinheiro bravo, tarumã e aroeira. “Com esta iniciativa, Curitiba demonstra o seu compromisso com a natureza e a sustentabilidade”, afirma o secretário.
Legislação
A criação do Refúgio de Vida silvestre do Rio Iguaçu/Foz do Barigui está embasada na Lei Federal n.º 9985/2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, cujo objetivo é o de proteger ambientes naturais que assegurem condições para existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora e da fauna local, residente ou migratória.
 Para o traçado foram consideradas áreas naturais, como os maciços vegetacionais, unidades de conservação, áreas de várzea e com cavas, ocorrência de fauna ameaçada de extinção e a Lei Municipal 9805/2000, que institui o anel de conservação sanitário ambiental.
Consulta pública referente à criação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Rio Iguaçu/Foz do Barigui
Data: 20  dezembro de 2013
Horário: 14h30
Local: Auditório 1 da Administração Regional do Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2033).

Nenhum comentário:

Postar um comentário