quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os chefes que não sabiam de nada

Por Pedro Luiz Rodrigues

Mais uma vez a Presidente Dilma Rousseff mostra que é melhor do que muitos dos que lhe estão à volta. No episódio do suposto boato que levou multidões de beneficiários às agências da Caixa Econômica, em busca de seu rendimento do mês do Bolsa Família, ela reagiu como deveria reagir, fazendo apenas o registro de sua preocupação. Deixou que o Ministro José Eduardo Cardoso solicitasse à Polícia Federal que investigasse o caso, e pronto, ficou esperando o resultado da investigação.

Vários órgãos, por conta própria, sairam emitindo notas para desmentir a boataria, inclusive a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entidades, ao que tudo indica – vamos ter calma e esperar a finalização das investigações – toda a confusão teve início.

A ex-PC do B e hoje petista, ministra Maria do Rosário- comanda a Secretaria Especial de Direitos Humanos, sem saber de nada sobre coisíssima alguma, garantiu logo seu meio minuto de fama na imprensa nacional, atacando uma central de notícias da oposição, responsável pela ação. Isso foi feio.

Foi feio também ninguém ter dado uma telefonadinha para o ex-presidente Lula, que todo contente participava ontem de uma cerimônia pelo dia da África, na Prefeitura de São Paulo. Lula disse que os boatos sobre o Bolsa Família eram um ato de “vandalismo’, e que os responsáveis precisavam ser punidos, por brincar com as pessoas mais pobres.

Uma coisa a Polícia Federal já sabe: somente parte do funcionalismo da Caixa e alguns funcionários do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sabiam que o pagamento da prestação do Bolsa Família seria antecipado. Alguém vazou, vamos em breve saber quem.

Por enquanto vamos todos aceitando os pedidos de desculpa do presidente da CEF, o arquiteto baiano Jorge Fontes Hereda, que explicou agora, dez dias depois da confusão montada, de que não tinha a menor ideia de que uma coisa tão importante como a antecipação do pagamento dos benefícios do Bolsa Família estava em andamento na instituição que presidente. Também livrou a cara da Ministra Tereza Campello, ao dizer que técnicos do Banco chegaram a avisar a colegas da área técnica do Ministério  do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no próprio dia 17. Enfim, nenhum dos brilhantes ocupantes de cargos importantíssimos sabem o que fazem seus liderados. Ainda bem que temos uma Polícia Federal competente, pois se ela não tivesse começado a investigar, nem a CEF nem o Ministério teriam dado nenhum pio, estariam até hoje, quietinhos no seu canto.

Para não deixar mal o Presidente Lula, que falou em punir os responsáveis acho que temos funcionários do governo merecendo receber um belo cartão vermelho. E quando falo de funcionários, não me refiro aos técnicos, mas aos seus chefes, os chefes que não sabiam de nada. Título para um filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário