domingo, 6 de maio de 2012

“Operação canaleta” começa semana que vem

Gazeta do Povo


Secretaria de Trânsito de Curitiba fará fiscalização para coibir o uso dos corredores exclusivos de ônibus por ciclistas, skatistas e veículos não autorizados

Após a polêmica sobre o uso das canaletas por ciclistas e skatistas, a prefeitura de Curitiba realizará, na próxima semana, uma operação para coibir o tráfego irregular nessas vias, que são de uso exclusivo dos ônibus e alguns veículos oficiais, como ambulâncias e viaturas.
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Se­­tran), a operação ainda não tem data definida e deve ocorrer nos principais eixos de tráfego da cidade: Norte-Sul, Leste-Oeste, Boqueirão e Linha Verde.
No último dia 16, durante uma reunião do Conselho Municipal de Transporte da capital paranaense, o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, solicitou a proibição da circulação de skates, bicicletas e viaturas policiais nas canaletas, alegando haver riscos de acidentes.
Diante da celeuma criada, Marcelo Araújo, secretário municipal de Trânsito, adianta que os ciclistas serão um dos focos da operação. “A bicicleta será foco de orientação. Não vamos usar a coação, porque a lei não permite, mas a orientação”, afirmou. Como as bicicletas não são emplacadas, não há viabilidade técnica para a aplicação de multas e penalidades.
De acordo com a Setran, durante a “operação canaleta”, agentes de trânsito da secretaria, em parceria com policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), devem abordar veículos, ciclistas e skatistas que estejam transitando no local. Na abordagem aos veículos, os motoristas terão de comprovar a prerrogativa de circular pela canaleta. Caso contrário, serão multados. A infração é passível de multa de R$ 85 e perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

Acidentes
Em 2011, agentes de trânsito da Setran multaram 1.118 veículos por transitarem em faixas ou pistas exclusivas em Curitiba. Neste ano, 221 automóveis já foram flagrados por essa irregularidade na capital paranaense.
Também no ano passado, segundo dados da Polícia Militar do Paraná, foram registrados 163 acidentes envolvendo bicicletas, com 158 feridos e dois mortos. Já nos dois primeiros meses deste ano, ocorreram 32 acidentes com ciclistas e uma morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário