segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Não se recadastrou? Agora é fila

Fabio Campana


No último domingo antes do fim do prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) teve a maior movimentação de sua história. Recebeu 11.951 eleitores ontem. O prazo termina na próxima sexta-feira e os eleitores que não fizerem o novo cadastro terão o título eleitoral cancelado.
Até ontem 1.071.787 eleitores já haviam se recadastrado na capital do estado. Com este número, a assessoria do TRE-PR afirma que o tribunal chegou muito próximo da meta de pelo menos 80% dos eleitores de Curitiba com o novo título.
O eleitor que não comparecer para realizar o recadastramento até o dia 20 terá a inscrição eleitoral cancelada. Para recuperá-lá, terá de abrir um processo na Justiça Eleitoral, pagar multa (ainda não definida) e aguardar que o juiz eleitoral regularize a situação. Quem perde o título, além de não votar, não pode participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou obter empréstimo em banco público. Os servidores públicos ficam impedidos de receber o salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário