quinta-feira, 16 de junho de 2011

Governo abre nova seleção para direção de presídios.

Inscrições para o preenchimento de cinco vagas estão abertas até sexta-feira.

Estão abertas até esta sexta-feira (17) as inscrições para o teste seletivo para preenchimento de cinco vagas de direção de unidades penais do Paraná. Podem participar do processo de seleção servidores efetivos do Departamento Penitenciário do Estado, incluindo os atuais diretores de estabelecimentos penais.
No primeiro teste, concluído em maio, foram selecionados diretores de 15 penitenciárias do Estado. Este segundo e último teste pretende selecionar diretores para cinco unidades: Penitenciária Estadual de Cascavel, Industrial de Cascavel, Estadual de Foz do Iguaçu II e as Casas de Custódia de Curitiba e de São José dos Pinhais. Os demais aprovados neste processo seletivo vão compor uma lista de pessoas que poderão ser chamadas quando surgirem novas vagas no Estado.
O processo seletivo compreenderá cinco etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consta da entrega de documentação em atendimento aos requisitos e critérios estabelecidos no edital. As demais etapas serão de caráter eliminatório e classificatório. Na segunda etapa, o candidato fará uma prova de conhecimentos específicos; na terceira, deverá apresentar um plano de trabalho. A quarta etapa será a prova de títulos, e a compreende a análise de memorial descritivo profissional, envolvendo uma entrevista com o candidato.
“A nomeação desses diretores é uma prerrogativa do governador do Estado, por se tratar de um cargo comissionado, mas o governador Beto Richa abriu mão dessa indicação, para valorizar o quadro técnico do próprio funcionalismo público especializado”, afirma Maria Tereza Uille Gomes, secretária da Justiça e da Cidadania do Paraná.
O objetivo dessa seleção é qualificar o trabalho nessas unidades penais, visando a ressocialização dos presos. “Por isso, não vamos abrir mão da qualidade desse trabalho. Os aprovados passarão a exercer suas funções nas unidades penais designadas pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, que terá o direito de realocá-lo e/ou propor a sua exoneração a qualquer tempo”, explica a secretária.
Para concorrer ao cargo, o servidor público deverá ter diploma de nível superior, reconhecido pelo MEC, em Direito ou Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Ciências Sociais, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão da Informação e Gestão Pública. Deverá ainda ter experiência administrativa na área, idoneidade moral, reconhecida aptidão para o desempenho da função e dedicar-se em tempo integral a sua função. O candidato não pode ter antecedentes criminais que o inabilite para o exercício do cargo e não ter sido penalizado em processo administrativo nos últimos cinco anos.
As inscrições podem ser feitas até às 16 horas desta sexta-feira, no Setor de Recursos Humanos da unidade penal ou na Escola de Educação em Direitos Humanos, em Curitiba. Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário