Conforme esclarece o texto de justificativa do projeto, a Prefeitura de Curitiba pretende implantar quase 20 km de faixas exclusivas em diferentes vias da cidade, com o objetivo de melhorar a circulação de ônibus e o fluxo do tráfego em ruas e avenidas congestionadas. “Os próximos trechos serão definidos a partir de estudos em andamento, que levam em conta o desempenho operacional de cada linha de ônibus, as condições de tráfego e a capacidade das vias, objetivando maior fluidez no trânsito”, adiantou Zé Maria.
Ao incluir táxis, motos e bicicletas entre os modelos de transporte que podem fazer uso das faixas exclusivas, o projeto do vereador Zé Maria pretende “diminuir ainda mais o congestionamento que domina essas vias em certos horários”. Para o vereador, “a demora dos táxis em levar passageiros ao seu destino fica prejudicada pelos constantes congestionamentos, principalmente em horários de pico. A inclusão desses veículos entre os que se utilizam das faixas exclusivas poderá diminuir esses problemas de fluxo”.
O projeto também determina que motos e bicicletas possam trafegar livremente pelas faixas exclusivas. “A adoção dessa medida trará maior segurança e evitará acidentes, e congestionamentos, além de diminuir o nível de stress e desconforto na 'luta' por uma vaga no trânsito”, reforça o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário