segunda-feira, 16 de junho de 2014

STF ordena ao Ministério da Fazenda que libere 1,5 bilhão em empréstimos ao Paraná

STF ordena ao Ministério da Fazenda que libere 1,5 bilhão em empréstimos ao Paraná


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo federal destrave todos os financiamentos internacionais solicitados pelo governo do Paraná. Por meio de uma medida cautelar, o ministro ordenou que a União libere quatro empréstimos que estão sendo bloqueados pelo governo e que somam R$ 1,5 bilhão. Os projetos estão parados no Ministério da Fazenda. A medida do ministro Marco Aurélio foi transmitida ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que fica sob responsabilidade cível e criminal pelo descumprimento da decisão judicial. Se houver descumprimento da decisão, a União terá que pagar multa diária de R$ 500.000.
Na ação cautelar emitida na noite da última quarta-feira (11), o ministro Marco Aurélio Mello afirma que estarrece o descompasso entre o Estado Paraná e a União e que o fato não contribui para o fortalecimento da Federação. “É inconcebível que por isto ou por aquilo, persista-se em certa ótica com o objetivo de driblar pronunciamento do Supremo”, afirma o ministro, na medida cautelar.
“A determinação do ministro Marco Aurélio liquida todas as protelações que o Governo Federal vem fazendo para a liberação dos financiamentos solicitados pelo Paraná”, afirmou o procurador-geral adjunto do Estado, Sérgio Botto de Lacerda. “A decisão do ministro abrange todos as operações solicitadas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário