quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Instituições promovem ato em defesa do Estado Laico


A ação faz parte do Seminário Nacional do Movimento Estratégico pelo Estado Laico

ecumenismo
Líderes religiosos em encontro ecumênico

Na próxima quinta-feira (28) acontece o lançamento do “Manifesto em defesa do Estado Laico” no final da plataforma B da Rodoviária do Plano Piloto, das 14 às 16h. O ato político será promovido pelo Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL) e encerra o ciclo de atividades que começa hoje com o debate público “Laicismo ou laicidade? Desafios atuais do Estado Democrático Brasileiro”, a partir das 19h30, na praça do Balaio Café, na 201 Norte.
O Manifesto será construído durante os três dias do “Seminário Nacional do Movimento Estratégico pelo Estado Laico” (de 26 a 28 de agosto) com a participação de representantes de diversos movimentos sociais e instituições religiosas e será lançado durante o ato público.
O MEEL é um coletivo horizontal de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, organizações religiosas e outros atores sociais que reconhecem a laicidade do Estado como um elemento fundamental para assegurar a efetivação dos direitos humanos e o aperfeiçoamento da democracia no Brasil.
Desde o lançamento do MEEL em junho de 2013, crescem as adesões à ideia de afirmação ampla e diversa do Estado Laico no Brasil. Essa iniciativa têm em sua origem a determinação em garantir que as decisões sobre a legislação, políticas e serviços públicos sejam baseadas em evidências e não em crenças religiosas de qualquer natureza. Dessa forma, o MEEL foi criado para somar-se aos esforços nacionais em prol da garantia da laicidade do Estado brasileiro e dos direitos humanos.
Impulsionado inicialmente, por importantes redes que defendem os direitos humanos no Brasil, tais como Associação Brasileira de Gays Lésbicas e Transsexuais (ABGLT), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Plataforma Dhesca e Comunidade Bahá’i, o MEEL continua agregando diversas redes e grupos pautados na luta pelas liberdades democráticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário