quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Monitores do projeto Veterinário Mirim passam por treinamento


principal
Professores da rede municipal de ensino que atuam em escolas nos bairros das regionais de Santa Felicidade e Matriz participam, nesta terça-feira (18), de um treinamento para o concurso anual Veterinário Mirim. A edição 2014 acontecerá entre junho e setembro e terá como tema “Abandonar o seu animal não é nada legal”.
A professora Lilian Lopes de Amorim participou do concurso no ano passado e decidiu repetir a experiência. “Foi ótimo para os nossos alunos, pois é muito importante que aprendam desde cedo noções sobre guarda responsável, por exemplo”. Ela leciona no CEI Júlio Moreira, no bairro São Brás, do qual 210 crianças participaram do Veterinário Mirim em 2013.
“Foi uma experiência ótima para eles, pois todos adoram animais e ficaram muito motivados”, disse. A professora elogiou o material gráfico das cartilhas que recebeu para trabalhar com os alunos, o que os inspirou a criar frases e desenhos que participaram do concurso. No total, em 2013, 40 escolas participaram da ação. Foram distribuídas 7,8 mil cartilhas.
A bióloga Gilda Tebet, da Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, explicou que, neste ano, os professores estão sendo preparados para trabalhar com os alunos temas como zoonoses, bem estar animal e guarda responsável. “O objetivo do concurso, realizado anualmente, é promover a sensibilização e reflexão”, disse.
Sob a orientação de seus professores, alunos do 3º ano do ensino fundamental são incentivados a refletir sobre o assunto e a confeccionar uma frase e um  desenho que sintetizem o que aprenderam sobre o tema “Abandonar o seu animal não é nada legal”.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (SMMA), através da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, Secretaria Municipal de Educação (SME) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário