segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ruas do centro passarão por reformas




O prefeito Luciano Ducci anunciou  a revitalização das ruas Augusto Stresser, no Hugo Lange e Juvevê, e São Francisco e Carlos de Carvalho, no Centro. O pacote de obras anunciado pelo prefeito dá continuidade ao processo de recuperação da região central já realizado na Rua Riachuelo e no Paço Municipal.

Os projetos das novas obras estão sendo finalizados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e serão encaminhados ao Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), do Governo do Estado, para obtenção de recursos da ordem de R$ 15 milhões.
A rua Augusto Stresser terá novo asfalto, calçadas e arborização viária além de melhoria na iluminação. Serão três pistas, duas descendo no sentido centro e uma subindo no sentido bairro, com vagas de estacionamento dos dois lados.
A revitalização será feita desde a avenida Nossa Senhora Luz até a rua Almirante Tamandaré, organizando melhor o fluxo de veículos e a circulação de pedestres num total de 1.300 metros.
A mudança na Augusto Stresser é possível porque a rua Dr. Goulin teve mudança de sentido e de sinalização, tornando-se nova opção de deslocamento no sentido centro-bairro.
Também com recursos do FDU, a Prefeitura revitalizará a rua São Francisco, no Centro Histórico da cidade, continuando o programa Novo Centro. Sem interferências no aspecto histórico da rua, a obra na São Francisco vai da Presidente Faria até a Barão do Cerro Azul. Nesse trecho, as calçadas do lado direito de quem sobe em direção ao Centro Histórico serão alargadas, passando de 2 metros para cerca de 3,5 metros. "A prioridade serão os pedestres", disse o presidente do Ippuc, Cléver de Almeida.
O alargamento das calçadas acontecerá no lado onde está concentrado a maior parte do comércio da rua, com implantação de placas de concreto de alta resistência na cor vermelha, o mesmo modelo usado na revitalização da rua Riachuelo, que corta a rua São Francisco. No projeto, o Ippuc preservou uma faixa do piso histórico da rua, de blocos de pedras irregulares chamadas matacão.
O pavimento em paralelepípedo será mantido e passará por correção de nivelamento. As pedras serão retiradas para ser feita uma nova base antes da recolocação do paralelepípedo.
O Ippuc indica o cabeamento subterrâneo com iluminação feita por arandelas nas fachadas dos imóveis. Serão cerca de 60 arandelas que poderão substituir os postes de iluminação.
O projeto também faz proposta de pintura das fachadas dos imóveis. Em parceria com a tintas Coral, os proprietários terão matéria-prima para renovar a pintura de seus imóveis, dentro do estudo de cor feito pelo Ippuc.
Na rua Carlos de Carvalho, entre a avenida Visconde de Nácar e a rua Francisco Rocha, a Prefeitura fará uma grande intervenção dos dois lados da via, mudando para melhor a paisagem da região, a acessibilidade e a segurança.
Nesse trecho da Carlos de Carvalho, a Prefeitura trocará as atuais calçadas irregulares por um novo modelo, com placas de concreto de alta resistência e blocos intertravados.
Para limpar a paisagem, todo cabeamento de serviços de telefonia, fibra ótica e outros serão subterrâneos, e haverá também a redução na fiação dos postes de iluminação. Além de melhorar a iluminação da via, haverá uma iluminação especial para os pedestres, com implantação de luminárias mais baixas com o foco voltado para a calçada.
Uma nova arborização, que seguirá as determinações do Plano Diretor de Arborização Viária, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, será feita ao longo da rua Carlos de Carvalho. As árvores existentes serão mantidas, com o incremento de Quaresmeiras, espécie nativa com grande potencial paisagístico. O paisagismo será complementado com floreiras, bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos.
Com o novo calçamento, será mais propício aos comerciantes do ramo de gastronomia colocarem mesas e cadeiras. "Embora simples, essa obra terá um grande efeito na região, principalmente no paisagismo e na acessibilidade", destaca a assessora de Projetos do Ippuc, Célia Bim.
A rua também passará por intervenção, com troca do asfalto antigo e a demarcação de três pistas em todo o trecho revitalizado e estacionamento de um dos lados da rua.
Junto com a revitalização da Carlos de Carvalho, a Prefeitura pretende reformar a praça Espanha. Sem alterar o desenho original da praça será trocado o piso por um material com melhor condição de acessibilidade. Também haverá melhorias no Farol do Saber e na Feira de Antiguidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário