terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prêmio mais do que merecido

O presidente da Associação Brasileira LGBT, Toni Reis, é um dos 17 vencedores do Prêmio Direitos Humanos. Ele é o único paranaense da lista. O troféu é entregue há dezesseis anos pelo governo brasileiro às pessoas e entidades que se destacaram na defesa e combate às violações dos Direitos Humanos, no Brasil. O curitibano Toni Reis foi reconhecido pela luta contra a homofobia e também pela promoção dos direitos e da saúde de gays, lésbicas, travestis e transexuais. Para ele, o prêmio é importante, pois vem em um momento em que as denúncias de homofobia crescem. Além disso, ele atribui a violência contra homossexuais registradas nas últimas semanas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, como um resquício da campanha presidencial deste ano.
Apesar dos casos de homofobia, Toni Reis reconhece os avanços na promoção dos direitos dos homossexuais na maioria dos estados brasileiros, inclusive no Paraná.
Além de presidente da Associação Brasileira LGBT, Toni Reis também atua como diretor da Associação para a Saúde Integral e Cidadania na América Latina e no Caribe. O prêmio de Direitos Humanos será entregue pelo presidente Lula no dia 13 de dezembro, em Brasília.
Para relembrar: No Rio de Janeiro, um jovem gay foi baleado no estomago durante a Parada LGBT. Segundo a vítima, o agressor é um militar que trabalha no Forte de Copacabana. Em São Paulo, um grupo de cinco jovens agrediu gratuitamente três jovens na avenida paulista. O ataque foi caracterizado como homofóbico

Nenhum comentário:

Postar um comentário