terça-feira, 23 de novembro de 2010

Lei não cumprida.

Quem frequenta os parques de Curitiba, nos fins de semana, já notou a grande quantidade de cães levados pelos donos. Porém, muitos deles, são de grande porte e não estão com as focinheiras, como prevê uma lei municipal.  A denúncia foi feita por um frequentador de parques, e ele contou que no feriado de segunda-feira havia cães das raças pitbull e pastor alemão sem focinheira, no meio de muitas crianças. A  polícia militar, que faz o policiamento dos parques, informa que é responsabilidade da Prefeitura da cidade, por ser uma lei municipal. Já a administração municipal informou que a área do Parcão, atrás do Museu Oscar Niemeyer, é do Governo do estado. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, informou que a fiscalização ali é de responsabilidade da Prefeitura. A legislação municipal que obriga os donos de cães de grande porte, acima de 20 quilos ou considerados perigosos, entrou em vigor em 2001, e prevê uma multa de 560 reais, além da apreensão do animal. Outra lei, que também não é respeitada, é a que também obriga os donos a recolherem as fezes dos cães em todos os locais públicos de Curitiba. A multa, neste caso, é de 150 reais.

Um comentário:

  1. O Parcão é reconhecidamente um local destinado a quem gosta de cães. Já é uma atração em Curitiba. Similar a muitos países desenvolvidos na Europa.
    Quem não gosta, tem inúmeras outras opções em Curitiba. Inclusive o próprio Bosque do Papa.
    Não gosta de cachorros, não vá ao Parcão. É simples!

    Bonito e seguro são os usuários de drogas que frequentam os parques. Ou as garrafas de cerveja que largam no Parcão e quem recolhe são os donos dos cachorros.

    ResponderExcluir