sábado, 29 de setembro de 2012

Comissão concorda com atendimento especial a pessoas com autismo




A Comissão de Educação, Cultura e Turismo deu parecer favorável, nesta quarta-feira (26), à inclusão de pessoas com autismo na relação de cidadãos que deverão receber dedicação especial da prefeitura, para garantir um atendimento digno no sistema de saúde e educação, por exemplo. A medida prevê a criação de um núcleo específico dentro da administração para acompanhamento dos casos diagnosticados, treinamento dos profissionais de saúde e educação e abertura de vagas específicas na rede municipal de saúde.

A Política Municipal de Atendimento aos Portadores de Transtornos do Espectro do Autismo, conforme foi apresentada na Câmara Municipal de Curitiba, abrangeria o Autismo Infantil, o Autismo Atípico e a Síndrome de Asperger. No projeto de lei, o autismo é definido como uma síndrome, com sinais e sintomas claros, causados por uma desordem orgânica, com perfil psico-educacional diferenciado de todas as outras necessidades especiais, que não afeta a capacidade intelectual. O objetivo é facilitar aos cidadãos a conquista da autonomia pessoal, qualidade de vida e participação plena na sociedade.

Para isso, além da rede pública, entidades especializadas poderiam receber apoio da prefeitura, para facilitar às pessoas o acesso a tratamento adequado em áreas como fisioterapia, fonoaudiologia e psicopedagogia. Informações estariam disponíveis em uma central de informações e campanhas educativas sobre a Síndrome de Autismo seriam realizadas pela administração municipal. A proposta está apta a ir ao plenário e foi aprovada anteriormente nas comissões de Legislação e Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário