quinta-feira, 6 de abril de 2017

Acervo histórico da Camara Municipal de Curitiba esta sendo delapidado.

O acervo histórico da Câmara Municipal de Curitiba, que sempre esteve sobre a responsabilidade da Biblioteca do Legislativo Municipal, mesmo sem possuir "condições técnicas" para o armazenamento, mas que até a presente data não sofreu nenhum dano, desde de que foi restaurada por determinação do ex Presidente João Claudio Derosso, agora será repassada para a Casa da Memória. Pesquisadores de Curitiba, do Estado e do Brasil vinham até a Câmara Municipal para pesquisas, neste acervo.
Leia o texto:
Parceria entre Câmara e Prefeitura
vai permitir conservação de
acervo histórico da cidade
Em solenidade que integrou o calendário de eventos em comemoração aos 324 anos de Curitiba realizada no Paço da Liberdade, a Câmara Municipal repassou à Fundação Cultural o livro manuscrito com as atas do Legislativo entre os anos 1694 e 1743. O material estava na Biblioteca da Câmara e agora será armazenado na Casa da Memória, com todas as especificações técnicas necessárias, como ambiente climatizado, para que tenha sua preservação garantida. A ideia é que, em breve, os textos sejam digitalizados e disponibilizados para consulta na Internet.

De acordo com o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), a decisão do repasse foi tomada pela Mesa Diretora pois no momento a Câmara não possui local adequado e seguro para os 120 livros-ata. “Quando for construído um novo prédio, haverá espaço para recebermos novamente esse material. É um acervo que conta a história da cidade e da Câmara Municipal, pois em 29 de março de 1693 foi realizada a primeira eleição para a Câmara”, completou.

O termo de responsabilidade patrimonial determina que a Fundação Cultural é responsável por “zelar, guardar e conservar” o bem por período indeterminado, “informando qualquer movimentação ou irregularidade”. O material deve ser devolvido, a qualquer tempo, desde que solicitado pela Câmara.


Fica a pergunta, qual o real motivo de transferir o acervo, motivo de orgulho de todos os funcionários da Casa e que somente era consultado mediante autorização da Mesa Executiva? A bibliotecária da Casa, que respondia pelo acervo foi consultada? E, quando vai ser construído o novo prédio da CMC, pois o dinheiro guardado para a construção foi devolvido para a Prefeitura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário