quarta-feira, 26 de março de 2014

Governo alerta base: quem assinar a criação de CPI não será perdoado


Por Painel
Infantaria em ação O barulho feito pela oposição para divulgar que estava próxima de conseguir o número de assinaturas para instalar a CPI da Petrobras no Senado provocou uma reação agressiva e imediata dos articuladores políticos do governo. Auxiliares de Dilma Rousseff procuraram insistentemente líderes da base aliada na Casa para avisar que barrar a comissão é prioridade e que o Palácio do Planalto não vai tolerar traições de senadores governistas: quem assinar não será perdoado.
Guerra… Nos bastidores, oposicionistas admitem que o número de 28 assinaturas propagandeado ontem é apenas um potencial otimista. Tucanos só estão seguros do apoio de 21 senadores e dizem que precisarão batalhar para obter o mínimo de 27.
… de propaganda O monitoramento do governo também recai sobre o PSB. Integrantes do Planalto calculam que a bancada da sigla está rachada e que Antonio Carlos Valadares (SE) e João Capiberibe (AP), que têm boas relações com petistas, podem fugir da CPI.
Fiador Governistas já preveem que, caso a oposição consiga as assinaturas para instalar a comissão, caberá ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), segurar ou não a investigação. “Ficaremos na mão dele de novo”, avalia um senador.
Guinada 1 Eduardo Campos ligou para os líderes do PSB na Câmara e no Senado e mandou que as bancadas assinassem o requerimento, mudando a orientação da véspera, que era de aguardar.
Guinada 2 A justificativa foi a de que o governo tentaria evitar que autoridades fossem chamadas ao Congresso. Como convites foram aprovados, governistas avaliam que Campos não quis ser ofuscado por Aécio Neves (PSDB-MG), que defende a comissão.
Guinada 3 Para pessebistas, o apoio à CPI também enfraquece o discurso de que a sigla tem receio de investigação sobre a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.
Isca De um conhecedor do setor elétrico sobre a pressa do governo em rifar Nestor Cerveró no caso Pasadena: “Puseram o boi de piranha para encobrir o peixe grande, que é o Paulo Roberto Costa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário