segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Coluna do Marcelo Araújo: “Salvem as tartarugas!”

Blog do Esmael
Colunista Marcelo Araújo, especialista em trânsito, lança campanha "Salvem as Tartarugas!"; favor não confundir movimento em defesa de Flávio Arns e Beto Richa que, segundo outro colunista deste blog, André Vargas, fazem um governo lento e incompetente; leia o texto.
Colunista Marcelo Araújo, especialista em trânsito, lança campanha “Salvem as Tartarugas!”; favor não confundir movimento em defesa de Flávio Arns e Beto Richa que, segundo outro colunista deste blog, André Vargas, fazem um governo lento e incompetente; leia o texto.

*por Marcelo Araújo*
 
Em meados de 2011 o então órgão municipal de trânsito Urbs/Diretran recebeu do Ministério Público, Promotoria do Consumidor, (e todos órgãos municipais do estado também) ofício com a finalidade de recomendar a retirada das ‘calotas’ (popularmente ‘tartarugas’) ou tachões, colocados nas transversais dos cruzamentos. Tal conclusão foi decorrente de consulta feita ao Denatran, o qual informou que tais obstáculos não se prestam a serem utilizados como redutores de velocidade, e que deveriam ser retiradas. Assim foi feito em diversos cruzamentos da cidade.
Em 2012, à frente da Secretaria de Trânsito, essa providência passou a mostrar os efeitos nocivos de acidentes em cruzamentos sinalizados com parada obrigatória.
Assista ao vídeo:

O problema é que durante décadas as pessoas se acostumaram a dar mais atenção ao obstáculo físico do que à placa R-1 (Parada Obrigatória). Cruzamentos como Princesa Isabel e Pres. Taunay eram tinham hora marcada para acidentes: toda hora! Tentou-se aumentar colocar placas maiores, faixas sobre a via, pintura em alto relevo como se fosse sonorizador, todas frustrantes.
Antes de instalar nos cruzamentos uma cancela igual a shopping Center, que precisa apertar botão para passar, resolvi resgatar a discussão e sustentar a tese que tais elementos não estariam se prestando à redução de velocidade, e sim o desejo de parar, causar desconforto mesmo.
Foi requerido ao MP a oportunidade de provar a eficiência do resgate da situação anterior, mediante a instalação em alguns cruzamentos. A tese foi suportada num belíssimo trabalho realizado pelos engenheiros da Setran, que pode ser assistida no vídeo. Demonstrado o resultado positivo, foi autorizada a instalação, que se deveu muito à sensibilidade e compreensão dos Promotores Dr. Maximiliano Deliberador e Cristina Corso Ruaro.
Muitas pessoas querem instalação de semáforos nos cruzamentos, que só se justifica quando há concorrência intensa no fluxo das transversais, mas a instalação indiscriminada só trava o trânsito.
Com um conjunto semafórico num cruzamento é possível instalar ‘tartarugas’ em uma centena de cruzamentos (R$ 100.000,00 contra R$ 1.000,00). Ainda que não tivesse feito mais nada à frente da Secretaria, (como por vezes leio pacientemente nos comentários) se essa singela providência evitou ao menos um acidente, uma vida, teria valido a pena todo o desgaste que precisei passar para amadurecer.
De multa eu entendo!
*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

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