quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Prefeitura encaminha cavalos abandonados para adoção


principal
As secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmaram uma parceria para unificar o cadastramento de cavalos abandonados pela cidade e recolhidos por entidades,  criando um cadastro único para adoção dos animais. Os cavalos abandonados recebem um microchip e são tratados.
Desde janeiro, o Centro de Zoonoses de Curitiba recebeu 329 denúncias de cavalos abandonados em Curitiba. Destes, 79 foram apreendidos por estarem abandonados em vias públicas. Nestes casos, os animais são levados ao centro e tratados. Se num período de dez dias ninguém procurar o animal, ele segue para doação.
De acordo com Juliano Ribeiro, coordenador do Centro de Zoonoses de Curitiba, a maior parte das denúncias e apreensões dos animais é feita durante a noite. “Trabalhamos 24 horas para resgatar esses animais e, na maioria das vezes, os recolhimentos ocorrem entre 18 horas e meia-noite, que é quando recebemos mais denúncias”, relata. Dos animais recolhidos, cerca de 70% são procurados pelos donos e voltam para o local de origem.
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 280 cavalos já foram microchipados em Curitiba. Agora, com a unificação dos trabalhos, será realizado um censo entre as pessoas que trabalham na coleta de materiais recicláveis e que possuem cavalos na capital, juntamente com o sistema de cães e gatos, que já é realizado. “Esse trabalho era realizado, mas agora vamos unificar as informações e com isso conseguimos rastrear os animais. Também queremos estimular a residência para médicos veterinários dentro do Centro de Zoonoses”, explicou Alexander Biondo, diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria de Meio Ambiente.
O que fazer quando encontrar um cavalo em situação de risco (maus tratos) ou em locais que podem comprometer o trânsito:
Ligar para 156
Anotar o endereço e pontos de referência mais próximos
Se possível, observar as condições gerais do animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário