quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Agentes Penitenciários fazem manifestação!

Com faixas e cartazes eles pediram a aprovação de uma lei que permite que eles andem armados. A manifestação foi organizada em frente ao cemitério Jardim da Saudade, no Portão, onde foi enterrado o corpo de um agente morto ontem. Carlos Alberto Pereira, de 52 anos, foi assassinado em frente à casa dele, quando pintava o muro da residência. Ele levou três tiros a queima roupa. Segundo o vice-presidente do sindicato que representa a categoria, Antony Jhonson, a morte foi motivada por uma richa com bandidos.
No começo de outubro do ano passado outro agente foi assassinado. Adilson Kuskóski foi assassinado em um ponto de ônibus em Campo Largo, quando ele estava a caminho do trabalho. Só em 2010, foram quatro mortes deste tipo no Paraná. Jhonson defende que os agentes devem ter o direito de andarem armados.
Outro agente penitenciário, Cleiton Agustinho, que trabalha há 16 anos na profissão, também é favor de a categoria ter autorização para portar armas.
Cerca de 200 pessoas acompanharam o velório do agente hoje à tarde. Os familiares não quiseram gravar entrevista sobre o assunto. A Secretaria de Justiça foi procurada, mas informou que só vai se pronunciar na semana que vem, porque o órgão passa por um período de transição na troca de governo.
Representantes da classe foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Claudio Derosso
No ano passado, representantes da Associção e do Sindicato da classe estiveram reunidos com o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Claudio Derosso, ocasião em que relataram os problemas enfrentados pela categoria. Depois, juntos foram recebidos pelo candidato ao governo do estado, Beto Richa, que recebeu uma moção com reivindicações feitas pelo Agentes Penitenciários: plano de carreira, cargos e salários, manutenção dos equipamentos de segurança dos presídios, porte de arma, entre outros pedidos.

10 comentários:

  1. Agradeço a você, minha amiga Mary, pela atenção especial que nos tem dado, tanto aqui como na rádio. Graças ao seu trabalho e a do seu irmão, Ver João Cláudio Derosso, estão sendo quebrados alguns paradigmas em relação ao Departamento Penitenciário do Paraná. A profissionalização do Sistema Penitenciáio era necessário há muito tempo, pois o crime organizado se instalou dentro das unidades prisionais de nosso Estado, aflingindo não só aos trabalhadores do Sistema como também toda a sociedade. Hoje, a profissionalização e capacitação dos agentes, é meta a ser cumprida pela nova Secretária de Justiça, e isto devemos a você, que abriu as portas para o diálogo e assim procurou uma solução para crise que se instalava, com o assassinato de diversos companheiros, reflexo da política de descaso com o Sistema Penitenciário do antigo Governador Roberto Requião.
    Muito obrigado.
    Wlademir Alves da Veiga
    Presidente ASFAPEN-PR

    ResponderExcluir
  2. Em 12/01/2010 reencaminhei para o então Governador Roberto Requião o e-mail do colega Paulo Roberto. Requião me respondeu taxando a decisão judicial de "besteira":

    governador​@governador​ia.pr.gov.b​r

    * governador@governadoria.pr.gov.br
    *

    * Enviar email
    * Localizar email

    Adicionar a contatos
    Para Fernando Savio Ferreira
    De: governador@governadoria.pr.gov.br
    Enviada: terça-feira, 12 de janeiro de 2010 19:18:22
    Para: Fernando Savio Ferreira (fsavioferreira@hotmail.com)

    Espero que esta besteira não se multiplique.
    ------Mensagem original------
    De: Fernando Savio Ferreira
    Para:governador@pr.gov.br
    Responder a:"Fernando Savio Ferreira"
    Assunto: O "Bom Direito" se fará antes do final de seu mandato!!!
    Enviada em: Jan 12, 2010 17:05


    Nome
    Fernando Savio Ferreira

    Email
    fsavioferreira@hotmail.com

    Telefone
    4130795240

    Município
    Piraquara

    Estado
    Paraná

    C.E.P.
    83306120

    Assunto
    O "Bom Direito" se fará antes do final de seu mandato!!!

    Comentários

    Prezados Companheiros,



    Na data de 12 de janeiro de 2010, eu, Paulo Roberto Jesus Santos, lotado na CCC – Casa de Custódia de Curitiba, retirei na SEJU meu ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA E APTIDÃO PSICOLOGICA PARA MANUSEIO DE ARMA DE FOGO, assinado pelo Secretário de Justiça e da Cidadania o Sr. Jair Ramos Braga o qual atestou com base nos laudos entregues por mim, minha condição psicológica e técnica para os fins de porte de arma, ou seja, graças à Deus hoje sou o primeiro Agente Penitenciário do Estado do Paraná com o porte.

    Em alguns dias deve ser confeccionada minha nova funcional com os dizeres “porte de arma”, para que a ordem judicial e a lei sejam cumpridas em toda sua plenitude.

    A conquista não é apenas minha mas sim de toda categoria que com certeza em pouco tempo estará usufruindo desta jurisprudência e garantindo seu direito de portar uma arma; parabéns aos advogados e aos integrantes do sindicato que sempre se mostraram bastante competentes; e me oportunizaram impetrar o Mandado de Segurança, cobrando um valor simbólico, muitos criticam o sindicato de forma equivocada sem conhecer o excelente trabalho que está sendo realizado em prol de nossa categoria.

    Em breve todos os que tiverem interesse em portar sua arma dentro da legalidade plena, assim poderão fazer, porém acho importante ressaltar que esta conquista demorou muito para ser alcançada foram vários os indeferimentos administrativos além de um demorado trâmite judicial no Tribunal de Justiça, por isso peço a todos os agentes que em breve estarão aptos a portar uma arma de fogo que não sejam imprudentes em suas condutas, não somos policiais, somos agentes penitenciários, o porte é apenas para nossa defesa pessoal, espero que a grande maioria pense como eu penso porque às vezes a luta e as conquistas são perdidas devido a pessoas que com atitudes isoladas e reprováveis acabam afetando toda uma categoria.



    Atenciosamente



    Paulo Roberto Jesus Santos

    Agente Penitenciário - CCC



    “Se você treme de indignação na frente de uma injustiça, então somos companheiros.”



    “Governar é manter a balança da justiça igual para todos.” (Roosevelt)

    Enviado por: Visitante
    Endereço de IP: 187.6.183.248
    User agent: Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 6.1; pt-BR; rv:1.9.2) Gecko/20100105 Firefox/3.6

    ResponderExcluir
  3. A questão de porte de arma para agentes prisionais já está prevista em lei (todos sabem!). Falta apenas sensatez e interesse. Mas, como bem disse o patife do Braga, demonstrando a posição do Governo do Paraná: "Não há interesse..."
    Ou seja, essa é apenas uma questão de caixa para o Governo. (Pra que gastar dinheiro com os Agentes? Só pra eles terem a chance de se protegerem? Bah!!!)
    Não acredito em Governo nenhum, os cargos em comissão e ditos de confiança só servem para colocar fantoches em posições estratégicas para defenderem os interesses dos "nobres". Isso só vai mudar quando colocarem pessoas honradas do sistema prisional, estáveis e com poder de decisão e veto, como diretores e secretário.
    Só quero ver esse governo que agora entra, a bandeira mais forte para alcançar a vitória, foi a da segurança. Mas a meu ver, já começaram mal...

    ResponderExcluir
  4. Wilson diz......

    Ano Novo, Vida Nova, Governo Novo, Esperanças Renovadas. Esperanças de que se tenha uma nova visão sobre o sistema penitenciário e pelo agente penitenciário. uma visão que permita que a sociedade saiba mais sobre o trabalho do agente penitenciário, somos visto como espancadores, torturadores e adjetivos dos mais piores, andamos escondidos excluíndo compromissos, até mesmo nos ausentando de uma missa. Está na hora da sociedade saber o que fazemos dentro de um presídio, dos probelmas que enfrentamos, das ameaças que recebemos, da falta de estrutura e condições para realizar nosso trabalho, das apreensões de drogas, celulares e armas que fazemos, das informações sobre possíveis crimes que possam ser evitados (e são evitados porque passamos as informações para os policiais que se tornam nossos amigos, porque estes sim acreditam em nós. Está na hora da sociedade nos conhecer. Quando um profesor recebe ameaças de seus alunos vira manchete, quando um agente recebe ameaças vira piada, quando um dentista faz um bom trabalho recebe um sorriso, quando um agente faz um bom trabalho recebe muitas vezes recriminação ou até mesmo transferência. A muito tempo tenho vontade de dizer o que digo agora, CHEGA!!! não dá mais. Nossas esperanças estão renovadas com um novo jeito de governar, um jeito que em Curitiba deu certo, um jeito que ouve e respeita as pessoas. Por hora obrigado Mary e Ver. Derosso por nos apoiar neste processo de inclusão na sociedade.
    Feliz 2011 para toda sua família e que possamos alcançar nossos objetivos.

    Wilson, AGENTE PENITENCIÁRIO COM MUITO ORGULHO!

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos a tão atenciosa Mary Derosso pelo cuidado e tempo dispensados à nossa classe. É importante ressaltar, que o apoio que tem nos prestado, vem sem qualquer vício de retribuição. No entanto, não é gratuito. Pois, trata-se de um valor moral imensurável que só encontramos em pessoas ímpares. Pessoas como vocês, Mary e Ver. João Claudio Derosso, que compraram nossa idéia de um DEPEN mais justo pela simples combinação de ideologias e simplesmente por isso. A chama da esperança está acesa, bem como a da amizade que fora construída.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria a você Mary pelo comprometimento com a causa dos agentes penitenciários do Estado do Paraná! Batalha travada a muito tempo e que conta com o apoio seu e de seu irmão (Vereador Derosso)nos amparando nos momentos mais dificeis. Não demorou muito para pessoas de bem entendere o caos em que se encontra o sistema penitenciário e felizmente, hoje, sabemos que podemos contar com estas pessoas. por este m otivo deixo aqui meu especial agradecimento a vocês, reinterando os fotos de confiança a você e ao vereador Derosso.
    Desejamos que Deus leve conforto a familia de todos os Agentes Penitenciários que foram BRUTALMENTE assassinados na história do Sistema Penitenciário do Paraná bem como pedimos paz ao coração dos que continuam nessa batalha com a esperança de serem tratados com dignidade e respeito. Pedimos, ainda, que Deus de força a estas pessoas que buscam,INCANSAVELMENTE, a vitória da sociedade se traduzindo nas ações destes servidores que abdicam de suas vidas para garantir a segurança e a tranquilidade da população.

    Estes são os votos da ASSFAPEN e seus dirigentes.

    Atenciosamente,

    MARLON JOSÉ ZANETTI
    Dirigente - ASSFAPEN

    ResponderExcluir
  7. Só pedimos que se cumpra as Leis.

    ResponderExcluir
  8. Importante jornal de repercussão estadual noticía que investigações preliminares da Polícia do Paraná indicam que a morte do colega Agente Penitenciário Carlos Alberto Pereira não teve relação com sua condição de Agente...
    Do jeito que a coisa vai não vou me surpreender se no final das "investigações" a culpa pela própria morte seja atribuída ao colega Carlos Federal...
    Uma estórinha pra ilustrar o que provavelmente seja este "novo" governo em relação ao Sistema Penitenciário do Paraná:

    PIADA DA MARINHA INGLESA

    Navegavam há meses e os marujos não tomavam banho nem trocavam de roupa, o que não era novidade na Marinha Mercante britânica, mas o navio fedia!

    O Capitão chama o Imediato:
    – Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!

    Responde o Imediato:
    - Aye, Aye, Sir, - e parte para reunir os seus homens e diz:
    ­- Sailors, o Capitão está se queixando do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa. David troque a camisa com John, John troque a sua com Peter, Peter troque a sua com Alfred, Alfred troque a sua com Jonathan... e assim prosseguiu.

    Quando todos tinham feito as devidas trocas, volta ao Capitão e diz:
    – Sir, todos já trocaram de roupa.
    O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.

    ResponderExcluir
  9. Venho através deste, fazer mais um agradecimento a Mary Derosso e ao teu grande irmão e Ver. João Cláudio Derosso que tive a aportunidade de conhecer através do grande amigo e Ag Penitenciário VEIGA. Pois quando não mais restava esperança nos apareceu ela Mary Derosso iluminada e teu irmão e Ver João Claudio Derosso que nos abriu as portas, visto que eles já tinham aberto as portas num momento muito difícil que passou o amigo Veiga. Nos ouviriam e abriram as portas para a construção de um DEPEN mais justo onde relatamos as dificuldades da categoria e as frustrações dos Ag. Penitenciários. Diante disso inúmeros encontros foram realizados e também se abismaram com as inúmeras coisas de aconteciam dentro do Depen e da forma que era gerenciado... hoje temos a esperança de um DEPEN mais justo com muito ainda pra fazer pois sabemos que o trabalho só começou.
    Com o apóio, hoje posso dizer amigos dos AGENTES PENITENCIÁRIO MARY DEROSSO E O VER. JOÃO CLAUDIO DEROSSO venceremos está luta .
    Muito Obrigada MARY DEROSSO e Ver. DEROSSO.

    Obrigado Amigo e Companheiro VEIGA por ter nos apresentado Aqueles que a muito tem nos ajudado ( MARY DEROSSO e Ver. DEROSSO). Certo que assim se inicia uma nova fase de conquistas e amizade...

    abraços e um DEUS OS ABENÇOE hoje e sempre...

    ResponderExcluir
  10. Não sei o que é pior... se o "puxa-saquismo" ou o "analfabetismo"...

    ResponderExcluir