terça-feira, 22 de março de 2011

Água limpa

O prefeito Luciano Ducci anunciou nesta terça-feira, Dia Mundial da Água, o projeto de despoluição das bacias dos rios Uvu e Belém (trecho norte). O projeto faz parte de um esforço conjunto entre Prefeitura, Sanepar e sociedade civil para despoluir duas importantes bacias afluentes do rio Iguaçu. "A melhoria da qualidade dos nossos rios é o grande desafio de Curitiba e também da região metropolitana. Essas parcerias farão a grande diferença para alcançarmos o objetivo", afirmou Luciano Ducci.
O prefeito anunciou ainda licitação no valor de R$ 19 milhões para implantação de mais dois parques ao longo do rio Barigui, onde a Prefeitura desenvolve o Viva Barigui, plano estratégico de revitalização da bacia. O lançamento dos projetos foi feito na abertura do fórum de debates "Água para as Cidades: responder ao desafio urbano", organizado pela Prefeitura de Curitiba, governos estadual e federal, Fundação Roberto Marinho, Agência Nacional de Águas e Instituto GRPCOM, no parque Barigui.
O fórum teve a presença do secretário Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski. A abertura teve a participação do cantor Guilherme Arantes, que interpretou sua música Planeta Água.
Nas duas bacias hídricas, a Prefeitura e a Sanepar farão obras, ações de fiscalização e de educação ambiental. Será ampliada a rede de coleta de esgotos e manutenção da existente. O investimento será de R$ 11,4 milhões.
O rio Uvu nasce no bairro São Braz, e percorre um trecho de aproximadamente 5 quilômetros até desaguar no rio Barigui, dentro do parque. No Belém, a primeira etapa de obras será no trecho norte, que vai da nascente do rio, no bairro Cachoeira, até a avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.
Atualmente, no trecho norte, a bacia do Belém conta com 91% de rede de coleta de esgoto, contemplando 17.792 imóveis. O problema é que nem todos os imóveis estão ligados à rede, por isso a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Sanepar farão ações intensas de fiscalização para também aumentar o índice de ligação à rede disponível.
"Tão importante quanto ampliar a rede é garantir que os imóveis estejam ligados corretamente. O esforço das duas instituições será para que os proprietários façam essas ligações", destaca a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias.
A educação ambiental, responsável pela mobilização das comunidades do entorno das duas bacias hídricas, é um dos principais componentes do projeto. Outra ação da Prefeitura será o desassoreamento do lago do parque São Lourenço, por onde passa o rio Belém. As obras começam ainda este ano.
Os dois novos parques que serão implantados pela Prefeitura ficam na Vila Rigoni, no bairro Fazendinha, e na CIC, nas imediações da rua Bernardo Meyer. A licitação para as obras, com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento, foi assinada pelo prefeito Luciano Ducci na semana passada. Os parques visam à proteção das margens do rio Barigui, além de serem novas áreas de lazer para a população, integrando o parque Linear do Barigui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário