quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lixo jogado nas ruas e terrenos. Falta de respeito!

Uma denúncia encaminhada por um ouvinte, revela o descaso com o meio ambiente e com a saúde da população. Apesar das inúmeras campanhas de conscientização e do trabalho de agentes sanitários visando a erradicação de focos do mosquito da dengue, uma carga de pneus velhos foi descartada na Rua Octacyr Mion, no bairro Xaxim.
Expostos ao tempo e em local muito próximo à nascente do Córrego das Varaneiras, os pneus são criadouros perfeitos para o desenvolvimento do Aedes aegypti. A conduta, além de claramente inadequada, contraria uma iniciativa do poder público, considerada um exemplo para outros estados, que busca diminuir os impactos negativos que os lixos depositados de forma inadequada trazem ao meio ambiente e à saúde pública.
No mês de junho, o prefeito Luciano Ducci sancionou em Curitiba, um projeto de lei que prevê tratamento e destinação diferenciada de resíduos especiais, tais como pneus, pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de tintas, solventes, óleos lubrificantes e lixo eletrônico. De autoria dos vereadores João Cláudio Derosso, João do Suco e Julieta Reis, a proposta prevê que revendedores, distribuidores e também consumidores curitibanos passam a ser responsáveis pelo destino e tratamento dos materiais.
Segundo Ducci, o descumprimento das normas implica em penalidades não só aos fabricantes, mas também aos consumidores, distribuidores e revendedores, com multas que variam de R$ 100 a R$ 10 milhões. "Estamos num novo momento, onde a responsabilidade das empresas não acaba mais na porta da loja ou nas mãos dos consumidores. Com a lei, todos passam a dividir responsabilidades, cada um fazendo sua parte", destacou o prefeito.

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde! Peço sua ajuda para a divulgação deste assunto que é muito importante para nossa população…
    A Lei 13.576/09, de nossa autoria, que serviu de modelo para outros estados brasileiros, regulamenta a reciclagem e destinação final do lixo tecnológico. Nesta campanha, queremos lutar para que todos os dispositivos da Lei do Lixo Eletrônico sejam fiscalizados e cumpridos integralmente. Queremos aumentar o número de postos públicos e privados para o descarte de aparelhos eletrônicos. Conheça os projetos do Paulo Alexandre Barbosa 45633, candidato a Deputado Estadual de São Paulo, pelo partido do PSDB.
    Site: http://www.pauloalexandrebarbosa.com.br
    Facebook: Paulo Alexandre Barbosa 45633
    Twitter: PAB45633

    ResponderExcluir